EFICIÊNCIA ENERGÉTICA DE UM GERADOR DE VAPOR ATRAVÉS DO MÉTODO INDIRETO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v3i4.12176Resumo
O trabalho foi desenvolvido nas dependências da empresa FOLEM Indústria e Comércio Ltda, localizada no município de Enéas Marques, no estado do Paraná, com coordenadas geográficas de 25o 56’ 44” S e 53o 10’ 19” O. O objetivo deste estudo foi à avaliação da eficiência energética de um gerador de vapor, com capacidade de produção de 20 toneladas de vapor por hora e pressão de trabalho de 10,6 Kgf.cm-². A metodologia utilizada foi o método indireto que avaliou as perdas pela chaminé, por radiação e convecção, por purgas, associadas à temperatura das cinzas e ao combustível não convertido presente nas cinzas, resultando nas perdas totais, que comparada ao poder calorífico fornecido pelo combustível (cavaco de madeira) resultou no valor da eficiência energética do sistema. Os resultados obtidos pelo estudo foram de 1.796,38 KJ.s-1 de perdas pela chaminé, de 60,10 KJ.s-1 de perdas por radiação e convecção, 852,81 KJ.s-1 de perdas por purga, 28,20 KJ.s-1 de perdas associadas à temperatura das cinzas, de 115,04 KJ.s-1 de perdas associadas ao combustível não convertido presente nas cinzas, resultando nas perdas totais de 2.825,53 KJ.s-1 e na eficiência do sistema de geração de vapor de 86,86%. Concluiu-se que as maiores perdas ocorreram pela chaminé devido ao arraste de calor pelo ar ambiente fornecido para combustão do cavaco, fortalecendo a grande importância da correta regulagem de entrada e do pré-aquecimento do ar na fornalha do sistema.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.