CARACTERIZAÇÃO DA SCLEROTINIA SCLEROTIORUM, TRANSMISSÃO E QUALIDADE FISIOLÓGICA EM SEMENTES DE ALGODOEIRO
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v6i4.16258
Agências de fomento
Palavras-chave:
Gossypium hirsutum, mofo branco, sanidade de sementeResumo
O trabalho teve como objetivo avaliar o crescimento micelial e produção de escleródios de Sclerotinia sclerotiorum sobre a influência da temperatura e a transmissão, qualidade sanitária e fisiológica em sementes de algodoeiro inoculadas e não inoculadas com S. sclerotiorum. Foram avaliados o crescimento micelial, produção e massa (peso) de escleródios incubados por 14 dias nas temperaturas de 15, 20, 25 e 30 ºC. Para o teste de transmissão, qualidade sanidade e fisiológica foram utilizadas 200 sementes por tratamento, semeadas em bandejas contendo areia esterilizada. Ao final da avaliação foram obtidos a porcentagem de germinação, emergência, índice de velocidade de emergência, comprimento e matéria seca da parte aérea e raiz. O delineamento experimental foi inteiramente casualizado com quatro repetições. Verificou-se maior índice de velocidade do crescimento micelial sob temperatura de 25 ºC e a maior produção de escleródios na temperatura de 30 ºC. O maior comprimento de parte aérea e porcentagem de plântulas emergidas de Gossypium hirsutum foram verificados em sementes não inoculadas. O maior teor de matéria seca do sistema radicular de plântulas de G. hirsutum foi observado em sementes inoculadas com S. sclerotiorum.Downloads
Publicado
20-12-2017
Como Citar
GOMES, R. dos S. S.; EMÍDIO DE ARAÚJO, A.; CORDEIRO DO NASCIMENTO, L.; DAISE ALVES FEITOZA, E.; FERREIRA DEMARTELAERE, A. C. CARACTERIZAÇÃO DA SCLEROTINIA SCLEROTIORUM, TRANSMISSÃO E QUALIDADE FISIOLÓGICA EM SEMENTES DE ALGODOEIRO. Acta Iguazu, [S. l.], v. 6, n. 4, p. 105–113, 2017. DOI: 10.48075/actaiguaz.v6i4.16258. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/16258. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.