Descrição e discriminação de variedades crioulas de feijão-caupi na Amazônia Ocidental brasileira
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i5.17266Palavras-chave:
Vigna unguiculata, descritores morfológicos, caracterização, análise exploratóriaResumo
O feijão-caupi possui grande importância socioeconômica na região Norte do Brasil, onde há o predomínio do cultivo de subsistência e, por consequência, conservação de germoplasma ainda pouco conhecido. Assim objetivou-se caracterizar e discriminar variedades crioulas de feijão-caupi no Estado do Acre, Brasil, com base em descritores morfológicos. No ensaio de caracterização foram mensurados 22 descritores quantitativos e 15 categóricos em blocos casualizados com três repetições. A análise de correspondência foi aplicada nos descritores categóricos e o método dos modelos mistos nos quantitativos. A estrutura dos valores genotípicos dos descritores com variabilidade foi analisada pelo agrupamento hierárquico e componentes principais. A análise de correspondência explicou 76,5% da variação total, relacionando porte da planta e cor de semente e vagem. Os descritores quantitativos, com herdabilidades individuais de 0,36 a 0,76, mostraram acurácia de 79% a 95%. As variedades foram agrupadas pelo florescimento precoce e tardio. Os três primeiros componentes principais (83,2%) apontam os descritores relacionados à semente (36,1%), folha (26,1%) e florescimento (21,0%) como os de maior poder discriminante. As variedades Manteguinha e Quarentão são as mais divergentes.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.