Qualidade física do solo e produtividade da cultura do feijoeiro em sistema de integração agricultura-pecuária
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v7i3.17442
Agências de fomento
Palavras-chave:
densidade do solo, velocidade de infiltração de água, compactação do solo, ensaio de ProctorResumo
A compactação do solo ocasionada pelo pisoteio animal tem sido apontada como um dos principais agentes causadores da degradação de áreas cultivadas em sistema de integração agricultura-pecuária (SIAP). O objetivo do trabalho foi avaliar a qualidade física do solo após oito anos de SIAP sob diferentes doses de nitrogênio. O delineamento experimental é em blocos casualizados com parcelas subdivididas, tendo as parcelas os tratamentos de nitrogênio (N: 0, 75, 150 e 225 kg ha-1) e as subparcelas os tratamentos de pastejo (com pastejo e sem pastejo). O feijoeiro foi utilizado como indicador biológico para verificação dos efeitos do pastejo e da adubação nitrogenada. A densidade máxima do solo obtida com ensaio de Proctor variou de 1,21 a 1,26 Mg m-3. Houve diferença significativo para os atributos densidade do solo, densidade relativa e macroporosidade na camada de 0-0,05 m nos tratamentos com e sem pastejo. A velocidade de infiltração de água teve efeito do pastejo e do nitrogênio, indicando maior infiltração sem pastejo animal e com o aumento das doses de nitrogênio. A resistência à penetração foi maior com pastejo animal nas camadas de 0,05 a 0,20 m. A profundidade da resistência à penetração máxima teve efeito da interação entre os fatores estudados, indicando redução da profundidade com o aumento das doses de nitrogênio na área sem pastejo e valor constante mais superficial na área com pastejo. O pastejo não influenciou a produtividade do feijoeiro, porém houve efeito das doses de nitrogênio aplicado na pastagem na produtividade do feijoeiro.Downloads
Publicado
18-10-2018
Como Citar
POTT, C. A.; BARETA JÚNIOR, E.; MÜLLER, M. M. L.; GENÚ, A. M.; SANDINI, I. E.; KRAMER, L. F. M. Qualidade física do solo e produtividade da cultura do feijoeiro em sistema de integração agricultura-pecuária. Acta Iguazu, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 85–98, 2018. DOI: 10.48075/actaiguaz.v7i3.17442. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/17442. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.