Efeito de resíduos de poda de pata de vaca (Bauhinia spp.) sobre germinação e crescimento de alface
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i3.19543
Agências de fomento
Universidade Federal da Fronteira Sul, campus Cerro Largo
Palavras-chave:
Lactuca sativa, resíduos orgânicos, efeito alelópaticoResumo
Atualmente resíduos de poda de pata de vaca (Bauhinia spp.) são descartados em aterros sanitários, no entanto esses resíduos poderiam ser reaproveitados como fertilizante orgânico, realizando a reciclagem de nutrientes e incremento da matéria orgânica nos solos. Entretanto, estudos do possível efeito alelopático destes resíduos sobre as culturas devem ser realizados. Nesse sentido, o objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes concentrações do extrato bruto aquoso (EBA) de pata de vaca sobre a germinação e desempenho de plantas de alface. Os tratamentos constituíram-se de diferentes concentrações de EBA de pata de vaca, a saber: 0%, 25%, 50%, 75% e 100%. Como testemunha foi utilizada água destilada. As variáveis avaliadas foram germinação, comprimento (mm) de raiz e radícula, peso fresco (g) de raiz e parte aérea e índice de clorofila (SPAD). O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado (DIC) em quatro repetições para porcentagem de germinação, e seis repetições para o ensaio em casa de vegetação. Os dados foram submetidos à análise de regressão pelo software R. Diante dos resultados obtidos, o trabalho evidenciou que há interferência na germinação e desenvolvimento de alface quando submetido às diferentes doses de EBA, a dose 100% proporcionou as menores médias para todas as variáveis analisadas, germinação (59%), comprimento de radícula (50%) e raiz (66%), assim como massa fresca de raiz (50%) e parte aérea (50%) em relação ao tratamento testemunha, não sendo portanto indicada a sua utilização como adubação orgânica de alface.Downloads
Publicado
28-09-2019
Como Citar
ROHRIG, B.; RENGER, K. S.; SCHNEIDER, E. P.; ZWICK RADONS, S.; SANGIOGO, M.; RICHTER, A. F. Efeito de resíduos de poda de pata de vaca (Bauhinia spp.) sobre germinação e crescimento de alface. Acta Iguazu, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 8–17, 2019. DOI: 10.48075/actaiguaz.v8i3.19543. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/19543. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.