Imagens aéreas na avaliação da qualidade da cobertura conforme o manejo do solo
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v9i2.23159Resumo
O Sistema Plantio Direto, para ser considerado conservacionista, deve ter o mínimo revolvimento, manutenção de plantas vivas o maior período possível na área, cobertura morta permanente e diversificação de culturas. O objetivo do trabalho foi a utilização de imagens aéreas na avaliação da qualidade da cobertura conforme o manejo do solo. O trabalho foi realizado em Cascavel, PR. A unidade experimental foi composta por quatro parcelas (imagens de ortomisaico) selecionadas de duas áreas: área 1: avaliada antes da semeadura do milho (A1A) e após a semeadura do milho (A1B); Área 2: não escarificada (A2A) e escarificada (A2B). Em cada área estudada, os tratamentos foram distribuídos ao acaso, seguindo delineamento experimental em quadrado latino. As taxas de cobertura do solo obtidas pelo Sofware Siscob e algoritmos (MPRI) foram submetidos à análise de variância (Teste F, p<0,05). Os três métodos utilizados para a determinação de cobertura (Siscob quadro, Siscob aérea e MPRI) não diferiram estatisticamente. A semeadura do milho e a escarificação diminuíram 24 e 80% da cobertura do solo, respectivamente.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.