Análise mutagênica e genotóxica do hormônio 17ɑ-metiltestosterona por meio do sistema-teste Allium cepa
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v8i5.23791Palavras-chave:
desregulador endócrino, esteroide, brotos nucleares.Resumo
o hormônio 17ɑ-metiltestosterona (MT) é utilizado na piscicultura para a masculinização de alevinos e seu excesso pode contaminar recursos naturais, causando alterações nos ecossistemas aquáticos. O objetivo do estudo foi avaliar a genotoxicidade e mutagenicidade deste hormônio por meio do sistema-teste de Allium cepa (cebola). Foram testadas duas concentrações de MT, 750 e 1500 µg L-1, utilizando água destilada como controle negativo e metil-metanosulfonato como controle positivo. Foram avaliadas as frequências de aberrações cromossômicas (AC), de anormalidades nucleares (AN), de células binucleadas (CB) e de micronúcleos (MN) nas células em divisão da região meristemática das raízes de cebola. As comparações foram realizadas usando one-way ANOVA e, quando houve diferença (p<0,05), o teste de Dunnett foi aplicado. Observou-se pequeno aumento na formação de AC, porém não foi estatisticamente significativo. A formação de MN e as AN na concentração de 750 µg L-1 foram estatisticamente significativas, ficando o alerta para uma ação mutagênica do hormônio.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.