Horário de aplicação influencia a eficácia de dicamba e associações no controle de Bidens pilosa
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v10i1.26077Palavras-chave:
condições ambientais, herbicidas pós-emergentes, controle químico.Resumo
Condições meteorológicas predominantes em diferentes horários de aplicação podem interferir na eficácia de herbicidas. O objetivo desta pesquisa foi determinar o horário mais adequado para a aplicação de dicamba e associações visando a otimização do controle de Bidens pilosa. O experimento foi realizado em casa-de-vegetação, no delineamento inteiramente casualizado, com 4 repetições. Os tratamentos foram dispostos em esquema fatorial (14 x 4) +1, sendo 14 tratamentos com herbicidas e suas associações e quatro horários de aplicação, mais a testemunha sem herbicida. Os herbicidas dicamba (480 e 280 g i.a. ha-¹), glufosinato de amônio (600 e 300 g i.a. ha-¹), glifosato (1140 e 720 g i.a. ha-¹) e as combinações de dicamba + glufosinato de amônio (480 + 600, 480 + 300, 280 + 600, 280 + 300 g i.a. ha-¹), dicamba + glifosato (480 + 1140, 480 + 720, 280 + 1140 e 280 + 720 g i.a. ha-¹), além da testemunha, foram aplicados sobre Bidens pilosa as 08:00, 12:00, 17:00 e 21:00 horas. Os resultados evidenciaram que as associações de dicamba com glufosinato de amônio e glifosato foram eficazes no controle de B. pilosa, independentemente do horário de aplicação. O horário de aplicação apresentou maior interferência na eficácia dos herbicidas quando aplicados isoladamente nas menores doses.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.