DIAGNÓSTICO PRELIMINAR E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO PARA O USO EFICIENTE DA ÁGUA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ
DOI:
https://doi.org/10.48075/actaiguaz.v1i4.7730Resumo
Este artigo descreve as informações relevantes e caracteriza os problemas relativos ao desperdício de água no Hospital Universitário do Oeste do Paraná - HUOP, bem como o potencial de conservação e uso eficiente da água através de reciclagem de água na lavanderia e utilização de equipamentos economizadores. O procedimento metodológico utilizado correspondeu à compilação dos diversos trabalhos desenvolvidos e métodos criados por diversos programas de uso racional da água já implantado no Brasil. A correção dos vazamentos nos aparelhos de consumo representa uma economia mensal de 34,4 a 34,6 m³ no consumo de água. A instalação de equipamentos economizadores representa uma economia mensal no consumo de água de 106 a 203 m³. A adequação do sistema de captação da água visando maximizar a eficiência do uso de água do poço proporcionará uma economia mensal de aproximadamente 1600 a 2000 m³ no consumo de água, ou seja, economia de R$6.024,20 a R$ 7.480,60. As informações publicadas neste trabalho podem servir como ponto de partida para a elaboração de um programa de conservação e reuso da água, que por sua vez poderá ser implantado como política institucional conferindo ao HUOP a imagem de um hospital sustentável.Downloads
Publicado
01-01-2000
Como Citar
FERREIRA CALZA, L.; CAMARGO NOGUEIRA, C. E.; CRUZ SIQUEIRA, J. A. DIAGNÓSTICO PRELIMINAR E PROPOSTA DE ADEQUAÇÃO PARA O USO EFICIENTE DA ÁGUA NO HOSPITAL UNIVERSITÁRIO DO OESTE DO PARANÁ. Acta Iguazu, [S. l.], v. 1, n. 4, p. 27–35, 2000. DOI: 10.48075/actaiguaz.v1i4.7730. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/actaiguazu/article/view/7730. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
ARTIGOS CIENTÍFICOS
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.