Análise das teorias dos estágios aplicadas aos estudos do desenvolvimento infantil

Autores

  • Elidenir Andressa Prestes Filadelfo Universidade Panaense (Unipar), Toledo
  • Jocimar Roberto Filadelfo Universidade Paranaense (Unipar), Toledo

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p189

Palavras-chave:

Desenvolvimento Infantil, Educação Física, Teorias dos Estágios

Resumo

O estudo teve como objetivo analisar as principais teorias dos estágios aplicadas ao desenvolvimento infantil e suas implicações na Educação Física. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, explorando teorias de Piaget, Wallon, Le Boulch e outros estudiosos. Os resultados indicam que o desenvolvimento infantil é um processo contínuo e interdependente, abrangendo aspectos motores, cognitivos e sociais. A Educação Física desempenha um papel crucial nesse processo, ao proporcionar experiências motoras adequadas a cada estágio do desenvolvimento. Conclui-se que compreender essas teorias é essencial para a elaboração de práticas pedagógicas eficazes, que respeitem as necessidades e capacidades das crianças em diferentes fases de crescimento.

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Publicado

13.10.2003

Como Citar

FILADELFO, E. A. P.; FILADELFO, J. R. Análise das teorias dos estágios aplicadas aos estudos do desenvolvimento infantil. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 10, p. 189–194, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i10.p189. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1368. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Artigo de Revisão