Análise das teorias dos estágios aplicadas aos estudos do desenvolvimento infantil
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p189Palabras clave:
Desenvolvimento Infantil, Educação Física, Teorias dos EstágiosResumen
O estudo teve como objetivo analisar as principais teorias dos estágios aplicadas ao desenvolvimento infantil e suas implicações na Educação Física. A pesquisa foi conduzida por meio de uma revisão bibliográfica, explorando teorias de Piaget, Wallon, Le Boulch e outros estudiosos. Os resultados indicam que o desenvolvimento infantil é um processo contínuo e interdependente, abrangendo aspectos motores, cognitivos e sociais. A Educação Física desempenha um papel crucial nesse processo, ao proporcionar experiências motoras adequadas a cada estágio do desenvolvimento. Conclui-se que compreender essas teorias é essencial para a elaboração de práticas pedagógicas eficazes, que respeitem as necessidades e capacidades das crianças em diferentes fases de crescimento.
Descargas
Citas
BALDWIN, A. Teorias do desenvolvimento da criança. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 1973.
BEE, H. A criança em desenvolvimento. 7. ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1996.
ECKERT, H. M. Desenvolvimento motor. 3. ed. São Paulo: Manole, 1993.
FARIA, A. R. Desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. 3. ed. São Paulo: Ática, 1993.
FARIA, A. M. Lateralidade – Implicações no Desenvolvimento Infantil. 1. ed. Rio de Janeiro: Sprint, 2002.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro – teoria e prática da educação física. 1. ed. São Paulo: Scipione, 1989.
GALLARDO, J.; ISAYAMA, H. Revista da Educação Física, p. 75-82, 1998.
GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Crescimento, composição corporal e desempenho motor de crianças e adolescentes. São Paulo: Balieiro, 1997.
MARQUES, I. Revista da Educação Física. UEM, p. 13-18, 1996.
MANOEL, E. J. Revista Paulista de Educação Física. São Paulo, v. 3, p. 34-54, 2000.
MELO, J. P. Desenvolvimento da consciência corporal - uma experiência da educação física na idade pré-escolar. São Paulo: Unicamp, 1997.
MELLO, A. M. Psicomotricidade – educação física – jogos infantis. 3. ed. São Paulo: Ibrasa, 1996.
MUTSHELE, M. S. Como desenvolver a psicomotricidade. São Paulo: Loyola, 1996.
NEGRINE, A. Aprendizagem e desenvolvimento infantil. Porto Alegre: Prodil, 1994.
Parâmetros Curriculares Nacionais. Vol. 07. Brasília, 1997.
TANI, G. et al. Educação física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: Universitária, 1988.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2003 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.