Resgate das cantigas de roda nas séries iniciais

Autores

  • Elidenir Andressa Prestes Filadelfo Universidade Paranaense (Unipar), Toledo
  • Jocimar Roberto Filadelfo Universidade Paranaense (Unipar), Toledo

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p205

Palavras-chave:

Cantigas de Roda, Cultura Popular, Educação Física, Escola

Resumo

O estudo teve como objetivo resgatar e valorizar as cantigas de roda como manifestações culturais e ferramentas pedagógicas na Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada com 94 crianças das séries iniciais do ensino fundamental em Toledo-PR, envolvendo quatro etapas: levantamento do conhecimento prévio, investigação do repertório familiar, vivência das cantigas em aula e participação dos pais nas atividades. Os resultados indicaram que a prática das cantigas de roda fortaleceu a socialização, promoveu a valorização cultural e melhorou a interação entre crianças e pais. Além disso, observou-se uma redução de comportamentos competitivos e um aumento da participação lúdica no recreio. Conclui-se que a inserção dessas manifestações no contexto escolar contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos alunos, além de preservar tradições culturais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

13.10.2003

Como Citar

FILADELFO, E. A. P.; FILADELFO, J. R. Resgate das cantigas de roda nas séries iniciais. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 5, n. 10, p. 205–208, 2003. DOI: 10.36453/cefe.2003.v5.i10.p205. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1371. Acesso em: 14 mar. 2025.

Edição

Seção

Relato de Experiência