Resgate das cantigas de roda nas séries iniciais
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p205Palavras-chave:
Cantigas de Roda, Cultura Popular, Educação Física, EscolaResumo
O estudo teve como objetivo resgatar e valorizar as cantigas de roda como manifestações culturais e ferramentas pedagógicas na Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada com 94 crianças das séries iniciais do ensino fundamental em Toledo-PR, envolvendo quatro etapas: levantamento do conhecimento prévio, investigação do repertório familiar, vivência das cantigas em aula e participação dos pais nas atividades. Os resultados indicaram que a prática das cantigas de roda fortaleceu a socialização, promoveu a valorização cultural e melhorou a interação entre crianças e pais. Além disso, observou-se uma redução de comportamentos competitivos e um aumento da participação lúdica no recreio. Conclui-se que a inserção dessas manifestações no contexto escolar contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos alunos, além de preservar tradições culturais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2003 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.