Resgate das cantigas de roda nas séries iniciais
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p205Palabras clave:
Cantigas de Roda, Cultura Popular, Educação Física, EscolaResumen
O estudo teve como objetivo resgatar e valorizar as cantigas de roda como manifestações culturais e ferramentas pedagógicas na Educação Física escolar. A pesquisa foi realizada com 94 crianças das séries iniciais do ensino fundamental em Toledo-PR, envolvendo quatro etapas: levantamento do conhecimento prévio, investigação do repertório familiar, vivência das cantigas em aula e participação dos pais nas atividades. Os resultados indicaram que a prática das cantigas de roda fortaleceu a socialização, promoveu a valorização cultural e melhorou a interação entre crianças e pais. Além disso, observou-se uma redução de comportamentos competitivos e um aumento da participação lúdica no recreio. Conclui-se que a inserção dessas manifestações no contexto escolar contribui para o desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo dos alunos, além de preservar tradições culturais.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2003 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.