Relações interdisciplinares entre a comunicação social e a educação física/esporte: um ponto de vista
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2000.v2.i2.p137Palavras-chave:
Comunicação Social, Educação Física, InterdisciplinaridadeResumo
Este ponto de vista examina as relações interdisciplinares entre a Comunicação Social e a Educação Física, destacando como a integração dessas áreas pode enriquecer as práticas pedagógicas e ampliar o papel social do profissional de Educação Física. O objetivo é explorar as conexões entre a linguagem, a cultura e as manifestações corporais no contexto educacional e esportivo. Com base em uma análise crítica, são discutidos temas como interdisciplinaridade, corporeidade e o impacto dos meios de comunicação na formação e prática do profissional de Educação Física. Os resultados indicam que uma abordagem integrada promove o desenvolvimento de competências comunicativas e culturais, além de ampliar as perspectivas profissionais. Conclui-se que a valorização da interdisciplinaridade e do papel comunicativo pode transformar as práticas educativas e esportivas, alinhando-as aos desafios contemporâneos.
Downloads
Referências
BELTRAMI, A. Comunicação constrói? Noções de comunicação social & educação. São Paulo: Shalom, 1976.
BRACHT, V. Educação física e ciência: cenas de um casamento (in)feliz. Ijuí: Unijuí, 1999.
DEMO, P. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.
FORQUIN, J. C. Escola e cultura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993.
FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1992.
HATJE, M.; CARVALHO, S. Interdisciplinaridade: uma proposta para reunir a educação física e a comunicação social. Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física, Santa Maria, v. 3, p. 73-82, 1996.
KUNZ, E. Transformação didático-pedagógica do esporte. Ijuí: UNIJUÍ, 1994.
LDB. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996.
LIMA, C. Q.; CARVALHO, S. Comunicação e desporto: uma proposta interdisciplinar. Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física, v. 3, p. 31-37, 1996.
MARQUES, M. O. Universidade e contexto. Contexto e Educação, Ijuí, 1995.
MORO, R. L. Primeiras aproximações para uma reflexão sobre novos caminhos da interdisciplinaridade em educação física. Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física, v. 1, p. 7-12, 1993.
MORO, R. L. Interdisciplinaridade: um caminho para a educação física. Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física, v. 2, p. 61-72, 1993a.
PERES, L. S. A comunicação entre técnico-atleta. Comunicação, Movimento e Mídia na Educação Física, v. 1, p. 51-56, 1993.
PERES, L. S. Distúrbios comportamentais do escolar: uma pequena abordagem de suas causas. Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões, v. 1, p. 91-101, 1999.
PERES, L. S. Educa-Ação Física: uma abordagem curricular na formação de profissionais. Caderno de Educação Física: Estudos e Reflexões, v. 1, p. 41-50, 2000.
PERES, L. S.; et al. Educação Física: abordagem histórica do corpo e novas perspectivas: o corpo, a corporeidade, a motricidade e a educação motora. Cascavel: Edunioeste, 1998.
PERUZZOLO, A. C. Comunicação e cultura. Porto Alegre: Sulina, 1972.
SAVIANI, D. Escola e democracia: teorias da educação. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1986.
SEVERINO, A. J. Pensando a pós-graduação em educação. Piracicaba: UNIMED, 1993.
SILVA, T. T. da. Descobrindo o construtivismo. Educação e Realidade, v. 18, n. 2, p. 3-10, 1993a.
SILVA, T. T. da. Sociologia da educação e pedagogia crítica em tempos pós-modernos. In: Teoria educacional crítica em tempos pós-modernos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1993b.
STEINBERG, C. S. Meios de comunicação de massa. São Paulo: Cultrix, 1972.
TANI, G. et al. Educação Física escolar: fundamentos de uma abordagem desenvolvimentista. São Paulo: EPU/EDUSP, 1988.
THOMPSON, J. B. Ideologia e cultura moderna. Petrópolis: Vozes, 1995.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2000 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.