Reflexões sobre a educação motora na educação infantil

Autores

  • Ilse Lorena von Borstel Galvão de Queirós Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2000.v2.i2.p107

Palavras-chave:

Educação Motora, Educação Infantil, Desenvolvimento Integral

Resumo

Este estudo aborda a relevância da Educação Motora na Educação Infantil em instituições de creches e pré-escolas. O objetivo foi explorar práticas pedagógicas que promovam o desenvolvimento integral de crianças de 0 a 6 anos, considerando os domínios motor, cognitivo e afetivo-social. A pesquisa analisa aspectos como a necessidade de profissionais qualificados, a inclusão do lúdico e a interação cultural no processo educativo. Os resultados destacam que a utilização de metodologias dinâmicas e criativas, com atividades físicas adaptadas às características e necessidades das crianças, promove melhorias no desenvolvimento motor e na autonomia. Conclui-se que a Educação Motora deve ser fundamentada em vivências significativas, respeitando o contexto cultural infantil e integrando práticas pedagógicas baseadas na criatividade e no prazer.

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Publicado

01.01.2000

Como Citar

QUEIRÓS, I. L. von B. G. de. Reflexões sobre a educação motora na educação infantil. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 2, n. 1, p. 107–116, 2000. DOI: 10.36453/cefe.2000.v2.i2.p107. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1839. Acesso em: 28 abr. 2025.