Princípios orientadores para novas propostas em educação e suas relações com a educação física

Autores

  • Carmem Elisa Henn Brandl Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2000.v2.i2.p65

Palavras-chave:

Práticas Pedagógicas, Visão Holística, Pensamento Complexo.

Resumo

Este texto é parte de um dos capítulos de dissertação de mestrado da autora e busca apresentar alguns princípios que poderão orientar práticas pedagógicas inovadas. Inicialmente serão apresentados a Visão Holística e o Pensamento Complexo. Posteriormente será feita uma correlação entre essas teorias e a Educação, para num terceiro momento fazer a "ponte" com a Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSMANN, H. Paradigmas educacionais e corporeidade. Piracicaba: Unimep, 1995.

ASSMANN, H. Metáforas novas para reencantar a Educação. Piracicaba: Unimep, 1996.

CAPRA, F. O ponto de mutação. 17. ed. São Paulo: Cultrix, 1996.

CAPRA, F. A Teia da vida. 7. ed. São Paulo: Cultrix, 1998.

DAMÁSIO, A. O erro de Descartes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

FREIRE, J. B. Educação de corpo inteiro. São Paulo: Scipione, 1989.

FREIRE, J. B. De corpo e alma. São Paulo: Summus, 1991.

GOLEMAN, D. Inteligência emocional – A teoria que redefine o que é ser inteligente. 5. ed. Rio de Janeiro: Objetiva, 1995.

GONÇALVES, M. A. S. Sentir, pensar, agir: corporeidade e Educação. Campinas: Papirus, 1994.

LE BOULCH, J. Rumo a uma ciência do movimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

MATURANA, H.; VARELA, F. A árvore do conhecimento. Campinas: Editorial Psy II, 1995.

MOREIRA, W. W. Educação Física Escolar: uma abordagem fenomenológica. Campinas: Unicamp, 1991.

MOREIRA, W. W. Por uma concepção sistêmica na pedagogia do movimento. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Educação Física e Esportes: perspectivas para o século XXI. Campinas: Papirus, 1992.

MOREIRA, W. W. Corpo presente num olhar panorâmico. In: MOREIRA, W. W. (Org.). Corpo pressente. Campinas: Papirus, 1995a.

MOREIRA, W. W. Perspectivas da Educação Motora na Escola. In: DE MARCO, A. (Org.). Pensando a Educação Motora. Campinas: Papirus, 1995b.

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. Lisboa: Instituto Piaget, 1991.

SÉRGIO, M. Para uma epistemologia da motricidade humana. Lisboa: Compendium, 1987.

Downloads

Publicado

01.01.2000

Como Citar

BRANDL, C. E. H. Princípios orientadores para novas propostas em educação e suas relações com a educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 2, n. 1, p. 65–86, 2000. DOI: 10.36453/cefe.2000.v2.i2.p65. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1841. Acesso em: 28 abr. 2025.