Experiência de ensino do basquetebol diante dos problemas do cotidiano escolar: resultados de uma pesquisa-ação
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p169Palavras-chave:
Basquetebol, Educação, Educação física.Resumo
Introdução: O basquetebol é um dos conteúdos que mais tem tendência a ser excluído da Educação Física escolar, mesmo diante de um cenário de hegemonia esportiva. Objetivo: Apresentar as possibilidades do trato com o basquetebol a partir das dificuldades encontradas na escola, enquanto os objetivos específicos são: conhecer a experiência prévia de alunos da escola pública com o basquetebol e experimentar uma proposta de ensino da modalidade através do jogo. Métodos: Esta pesquisa tem natureza qualitativa e se caracteriza por ser uma pesquisa-ação. Ela foi realizada numa escola pública recifense, e teve como sujeitos de pesquisa estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Resultados: O ensino do basquetebol através do jogo proporcionou maior interesse, entusiasmo e participação nas atividades; houve uma participação de forma distinta entre meninos e meninas; a estrutura precária da escola interferiu no ensino do conteúdo. Conclusão: A ida a campo mostrou que o conhecimento dos estudantes sobre o basquetebol é limitado, muitas vezes sendo resumido em conhecer nomes de alguns jogadores. A proposta de ensino através do jogo se mostrou eficiente e atrativa, pois trouxe situações de imprevisibilidade e também aproximação com jogos que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Isso indicou que mesmo com as dificuldades da escola, é possível oportunizar o acesso a este conhecimento.
Downloads
Referências
BALBINO, H. F. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas: bases para uma proposta em pedagogia do esporte. 2001. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 96p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acessado em: 29 de agosto de 2019.
CORSINO, L. N.; AUAD, D. O professor diante das relações de gênero na Educação Física escolar. São Paulo: Cortez, 2012.
DAMAZIO, M. S.; SILVA, M. F. P. O ensino da Educação Física e o espaço em questão. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 2, 189- 196 197-207, 2008.
FIGUEIRAS, I. P.; OLIVEIRA, G. K.; PAIANO, R.; RODRIGUES, L. H. Concepções e preferências sobre as aulas de educação física escolar: Educação Física escolar: uma análise uma análise uma análise da perspectiva da perspectiva discente. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 23-31, 2007.
GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Movimento & Percepção, São Paulo cidade, v. 6, n. 9, p. 16-25, 2006.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
GRAÇA, A. Os comos e os quandos no ensino dos jogos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.) O ensino dos jogos desportivos. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física, 1995.
LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J.; REVERDITO, R. S. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 236-46, 2009.
LIMA, R. B. T. O esporte da escola: a exclusão do basquetebol da prática pedagógica na disciplina curricular Educação Física. 2012. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Pernambuco, Recife, 2012.
LOPES, R. Superbasquetebol. Recife: s. ed., 1991.
LUZ JUNIOR, A. A. Gênero & educação física: tornando visíveis fronteiras e outras formas de reconhecimentos. Motrivivência, Florianópolis, v. 13, n. 19, p. 71-79. 2002.
MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.
PERNAMBUCO. Governo de Estado. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares de Educação Física – Ensino Fundamental e Médio. Recife: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco/União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, 2013. Disponível em: <http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/PCPE_VD_EDUCACAO_FISICA_EFM.pdf. Acessado em: 29 de agosto de 2019.
RAMOS, V.; GRAÇA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 37-49, 2006.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A Gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Revista Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 51-63, 2007.
REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Revista Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, 600-10, 2009.
RODRIGUES, H. A. Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade de um livro didático. 2009. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.
SADI, R. S.; COSTA, J. C.; SACCO, B. T. Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2008.
SEVERINO, C. D.; GONÇALVES, F. J. M.; DARIDO, S. C. A visão dos professores quanto ao processo de ensino e de aprendizagem do basquetebol nas aulas de educação física: a realidade de Volta Redonda/RJ. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1283-304, 2014.
SOARES, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2004.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.
TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.