Experiência de ensino do basquetebol diante dos problemas do cotidiano escolar: resultados de uma pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p169
Agências de fomento

Palavras-chave:

Basquetebol, Educação, Educação física.

Resumo

Introdução: O basquetebol é um dos conteúdos que mais tem tendência a ser excluído da Educação Física escolar, mesmo diante de um cenário de hegemonia esportiva. Objetivo: Apresentar as possibilidades do trato com o basquetebol a partir das dificuldades encontradas na escola, enquanto os objetivos específicos são: conhecer a experiência prévia de alunos da escola pública com o basquetebol e experimentar uma proposta de ensino da modalidade através do jogo. Métodos: Esta pesquisa tem natureza qualitativa e se caracteriza por ser uma pesquisa-ação. Ela foi realizada numa escola pública recifense, e teve como sujeitos de pesquisa estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Resultados: O ensino do basquetebol através do jogo proporcionou maior interesse, entusiasmo e participação nas atividades; houve uma participação de forma distinta entre meninos e meninas; a estrutura precária da escola interferiu no ensino do conteúdo. Conclusão: A ida a campo mostrou que o conhecimento dos estudantes sobre o basquetebol é limitado, muitas vezes sendo resumido em conhecer nomes de alguns jogadores. A proposta de ensino através do jogo se mostrou eficiente e atrativa, pois trouxe situações de imprevisibilidade e também aproximação com jogos que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Isso indicou que mesmo com as dificuldades da escola, é possível oportunizar o acesso a este conhecimento. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Moura da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esporte – NEPEFE.

Crislaine Cintia da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esporte – NEPEFE.

Ana Luíza Barbosa Vieira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural De Pernambuco e Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esporte – NEPEFE.

Ricardo Bezerra Torres Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural De Pernambuco e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esporte – NEPEFE

Referências

BALBINO, H. F. Jogos desportivos coletivos e os estímulos das inteligências múltiplas: bases para uma proposta em pedagogia do esporte. 2001. 164f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2001.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Educação Física/Secretaria de Educação Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1997. 96p. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf. Acessado em: 29 de agosto de 2019.

CORSINO, L. N.; AUAD, D. O professor diante das relações de gênero na Educação Física escolar. São Paulo: Cortez, 2012.

DAMAZIO, M. S.; SILVA, M. F. P. O ensino da Educação Física e o espaço em questão. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 2, 189- 196 197-207, 2008.

FIGUEIRAS, I. P.; OLIVEIRA, G. K.; PAIANO, R.; RODRIGUES, L. H. Concepções e preferências sobre as aulas de educação física escolar: Educação Física escolar: uma análise uma análise uma análise da perspectiva da perspectiva discente. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 6, n. 3, p. 23-31, 2007.

GALATTI, L. R.; PAES, R. R. Fundamentos da pedagogia do esporte no cenário escolar. Movimento & Percepção, São Paulo cidade, v. 6, n. 9, p. 16-25, 2006.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

GRAÇA, A. Os comos e os quandos no ensino dos jogos. In: GRAÇA, A.; OLIVEIRA, J. (Org.) O ensino dos jogos desportivos. Porto: Faculdade de Ciências do Desporto e da Educação Física, 1995.

LEONARDO, L.; SCAGLIA, A. J.; REVERDITO, R. S. O ensino dos esportes coletivos: metodologia pautada na família dos jogos. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 2, p. 236-46, 2009.

LIMA, R. B. T. O esporte da escola: a exclusão do basquetebol da prática pedagógica na disciplina curricular Educação Física. 2012. 182f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Pernambuco, Recife, 2012.

LOPES, R. Superbasquetebol. Recife: s. ed., 1991.

LUZ JUNIOR, A. A. Gênero & educação física: tornando visíveis fronteiras e outras formas de reconhecimentos. Motrivivência, Florianópolis, v. 13, n. 19, p. 71-79. 2002.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

MINAYO, M. C. de S. (Org.). Pesquisa social. Teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2002.

PERNAMBUCO. Governo de Estado. Secretaria de Educação. Parâmetros Curriculares de Educação Física – Ensino Fundamental e Médio. Recife: Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco/União Nacional de Dirigentes Municipais de Educação, 2013. Disponível em: <http://www.educacao.pe.gov.br/portal/upload/galeria/4171/PCPE_VD_EDUCACAO_FISICA_EFM.pdf. Acessado em: 29 de agosto de 2019.

RAMOS, V.; GRAÇA, A. B. S.; NASCIMENTO, J. V. A representação do ensino do basquetebol em contexto escolar: estudos de casos na formação inicial em educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 37-49, 2006.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J. A Gestão do processo organizacional do jogo: uma proposta metodológica para o ensino dos jogos coletivos. Revista Motriz, Rio Claro, v. 13, n. 1, p. 51-63, 2007.

REVERDITO, R. S.; SCAGLIA, A. J.; PAES, R. R. Pedagogia do esporte: panorama e análise conceitual das principais abordagens. Revista Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 3, 600-10, 2009.

RODRIGUES, H. A. Basquetebol na escola: construção, avaliação e aplicabilidade de um livro didático. 2009. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2009.

SADI, R. S.; COSTA, J. C.; SACCO, B. T. Ensino de esportes por meio de jogos: desenvolvimento e aplicações. Pensar a Prática, Goiânia, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2008.

SEVERINO, C. D.; GONÇALVES, F. J. M.; DARIDO, S. C. A visão dos professores quanto ao processo de ensino e de aprendizagem do basquetebol nas aulas de educação física: a realidade de Volta Redonda/RJ. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1283-304, 2014.

SOARES, C. L. Educação física: raízes européias e Brasil. 3. ed. São Paulo: Autores Associados, 2004.

THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. 2. ed. São Paulo: Cortez, 1986.

TRIPP, D. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, 2005.

Downloads

Publicado

22.07.2019

Como Citar

DA SILVA, B. M.; DA SILVA, C. C.; VIEIRA, A. L. B.; LIMA, R. B. T. Experiência de ensino do basquetebol diante dos problemas do cotidiano escolar: resultados de uma pesquisa-ação. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 169–175, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p169. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21325. Acesso em: 31 out. 2024.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.