Experiência de ensino do basquetebol diante dos problemas do cotidiano escolar: resultados de uma pesquisa-ação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p169
Agências de fomento

Palavras-chave:

Basquetebol, Educação, Educação física.

Resumo

Introdução: O basquetebol é um dos conteúdos que mais tem tendência a ser excluído da Educação Física escolar, mesmo diante de um cenário de hegemonia esportiva. Objetivo: Apresentar as possibilidades do trato com o basquetebol a partir das dificuldades encontradas na escola, enquanto os objetivos específicos são: conhecer a experiência prévia de alunos da escola pública com o basquetebol e experimentar uma proposta de ensino da modalidade através do jogo. Métodos: Esta pesquisa tem natureza qualitativa e se caracteriza por ser uma pesquisa-ação. Ela foi realizada numa escola pública recifense, e teve como sujeitos de pesquisa estudantes do 6º e 9º ano do Ensino Fundamental. Resultados: O ensino do basquetebol através do jogo proporcionou maior interesse, entusiasmo e participação nas atividades; houve uma participação de forma distinta entre meninos e meninas; a estrutura precária da escola interferiu no ensino do conteúdo. Conclusão: A ida a campo mostrou que o conhecimento dos estudantes sobre o basquetebol é limitado, muitas vezes sendo resumido em conhecer nomes de alguns jogadores. A proposta de ensino através do jogo se mostrou eficiente e atrativa, pois trouxe situações de imprevisibilidade e também aproximação com jogos que fazem parte do cotidiano dos estudantes. Isso indicou que mesmo com as dificuldades da escola, é possível oportunizar o acesso a este conhecimento. 

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Biografia do Autor

Beatriz Moura da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esporte – NEPEFE.

Crislaine Cintia da Silva, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Graduanda do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal Rural de Pernambuco e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esporte – NEPEFE.

Ana Luíza Barbosa Vieira, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professora Adjunta do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural De Pernambuco e Vice-líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esporte – NEPEFE.

Ricardo Bezerra Torres Lima, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal Rural De Pernambuco e Líder do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Física e Esporte – NEPEFE

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Publicado

22.07.2019

Como Citar

DA SILVA, B. M.; DA SILVA, C. C.; VIEIRA, A. L. B.; LIMA, R. B. T. Experiência de ensino do basquetebol diante dos problemas do cotidiano escolar: resultados de uma pesquisa-ação. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 17, n. 2, p. 169–175, 2019. DOI: 10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p169. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/21325. Acesso em: 28 mar. 2024.