Fatores de adesão e abandono da prática desportiva em adolescentes escolares
DOI:
https://doi.org/10.36453/2318-5104.2019.v17.n2.p71Palavras-chave:
Motivação, Comportamento Adolescente, EsportesResumo
Introdução: Na prática desportiva, os aspectos motivacionais são estabelecidos como um dos principais subsídios que incentivam o sujeito à ação. Objetivo: O objetivo dessa pesquisa foi identificar os fatores que levam a adesão e ao abandono do desporto escolar por parte de adolescentes. Métodos: Esta pesquisa caracteriza-se como sendo um estudo de campo, descritivo, analítico de corte transversal, realizada com 367 adolescentes escolares de ambos os sexos da rede pública do município de Juazeiro do Norte. Foi utilizado uma adaptação do questionário de motivos de início, manutenção, mudança e abandono (MIMCA). As análises estatísticas foram conduzidas pelo software estatístico JASP através de análise descritiva. O Teste t foi utilizado para verificar a existência de diferentes fatores motivacionais entre os sexos dos adolescentes. Resultados: Os resultados apontam existir diferenças estatisticamente significativas entre os fatores motivacionais para adesão e abandono da prática desportiva quando comparado entre os sexos. Destacam-se os seguintes fatores: Para adesão à prática desportiva (Superar a mim mesmo; Amadurecer pessoalmente; Se pratica no bairro; Influência dos pais; Poder competir; Porque tenho condições físicas; Por ter amigos que praticam este esporte; Instalações perto de casa; Influência dos irmãos; Manter-me em forma; Divertir-me). Para abandono (Se meus pais não gostassem do meu esporte; Se meu (minha) namorado\a fosse um obstáculo para a prática do meu esporte; Se não me desse bem com o treinador). Conclusão: Conclui-se que adolescentes escolares têm motivações de adesão e de abandono diferentes no que se trata da prática desportiva.
Downloads
Referências
ABESO. Associação Brasileira para o Estudo da Obesidade e da Síndrome Metabólica. Diretrizes brasileiras de obesidade. 4 ed. São Paulo: ABESO, 2016. Disponível em: <http://www.abeso.org.br/uploads/downloads/92/57fccc403e5da.pdf>. Acessado em: 01 de junho de 2019.
ALMEIDA, D. H. A influência dos pais no envolvimento da criança com o esporte durante a iniciação esportiva no futebol em uma escolinha de Campo Bom - RS. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 8, n. 30, p. 1-13, 2016.
ALVES, F. R. Fatores motivacionais para a prática de futsal em adolescentes entre 11 e 17 anos. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, São Paulo, v. 7, n. 27, p. 1-7, 2015.
MATTOS, F. O.; BARA FILHO, M.; MIRANDA, R.; RIBAS, P. R.; NUNES, J. L.; ALBO, J. Validação preliminar de questionário de início, manutenção, mudança e abandono (MIMCA) no esporte para a língua portuguesa. Conexões, Campinas, v. 6, n. Esp., p. 540-51, 2008.
CHEUCZUK, F.; FERREIRA, L; FLORES, P. P; VIEIRA, L. F; VIEIRA, J. L. L; NASCIMENTO JUNIOR, J. R. A. Qualidade do Relacionamento Treinador-Atleta e Orientação às Metas como Preditores de Desempenho Esportivo. Psicologia: Teoria e Pesquisa, Maringá, v. 32, n. 2, p. 1-8, 2016.
GARCIA, R. M. Aspectos motivacionais que levam os adolescentes à prática do futsal. 2010. 36f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2010.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Pesquisa Nacional de Saúde: Brasil e grandes regiões. Rio de Janeiro: Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, 2015.
LOPES, L. M. S.; PINHEIRO, F. M. G.; SILVA, A. C. R.; ABREU, E. S. Aspectos da motivação intrínseca e extrínseca: uma análise com discentes de Ciências Contábeis da Bahia na perspectiva da Teoria da Autodeterminação. Revista de Gestão, Finanças e Contabilidade, Salvador, v. 1, n. 1, p. 21-39, 2015.
MENDES, L. H. S. M. Aspectos psicopedagógicos da competição esportiva escolar. 2015. 52f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2015.
MORAES, A. G. O ensino dos esportes coletivos nas atividades curriculares desportivas: a questão metodológica e expectativas dos professores e alunos. 2017. 41f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2017.
PERALTA, M.; CARRILHO, D.; MAURÍCIO, Í.; LOPES, M.; COSTA, S.; COSTA CARREIRO, F.; MARQUES, A. Correlatos da participação no desporto escolar nos ensinos regular e militar. O papel do sexo, idade, estatuto socioeconômico e das atitudes. Revista Iberoamericana de Psicología del Ejercicio y el Deporte, Lisboa, v. 10, n. 1, p. 1-6, 2015.
SANTOS, J. P. dos P. Motivos à prática no esporte escolar em adolescentes. Horizontes – Revista de Educação, Dourados, v. 5, n. 10, p. 1-13, 2017.
SANTOS, L. M.; OLIVEIRA, A. L. Objetivos que levam crianças e adolescentes a iniciar a prática do futebol na escolinha do clube atlético imbituvense e a interferência dos pais sobre essa escolha. In: Jornada Científica dos Campos Gerais. Anais... Ponta Grossa, v. 15, n. 1, p. 1-5, out. 2017.
SANTOS, M. A. G. N. dos. Fatores motivacionais na prática do futebol. Revista Hórus, São Paulo, v. 5, n. 2, p. 1-11, 2017.
SANTOS, M. M. dos. Relacionamento treinador-atleta em jovens atletas do estado de Pernambuco: um estudo em função do sexo. In: II Congresso Brasileiro de Ciência e Saúde. Congresso Brasileiro de Ciências da Saúde. Anais... Campina Grande, 2017. p. 1-8.
SILVA, J. E. C. Q. da. A influência do estilo comunicacional do treinador de futebol sobre a expressão emocional do futebolista. 2014. 248f. Tese (Doutorado em Psicologia) – Universidade do Algarve, Faro, 2014.
SILVA, P. V. C. Efeitos da atividade física para a saúde de crianças e adolescentes. Psicologia Argumento, Curitiba, v. 29, n. 64, p. 41-50, 2011.
ZANGOTTI, L. G. Influência da família na especialização precoce de atletas de alto rendimento. 2017. 30f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Educação Física) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Rio Claro, 2017.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Direitor Autorais Partilhados
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.