Articulações entre as diretrizes curriculares, os projetos pedagógicos e as práticas pedagógicas de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p95

Palavras-chave:

Educação Física, Diretrizes Curriculares, Prática Pedagógica.

Resumo

OBJETIVO: Analisar como os professores de Educação Física (EF) identificam a sua participação na elaboração dos projetos pedagógicos das escolas e suas práticas pedagógicas, a partir da implantação das Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica (DCEs). MÉTODOS: A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com a análise de documentos e aplicação de questionário. A amostra foi constituída por 42 professores de EF que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). RESULTADOS: Os resultados demonstraram que 97,6% dos professores de EF participaram do processo de elaboração do atual projeto político pedagógico da escola e que o documento é pautado nas DCEs. Em relação ao referencial teórico/metodológico das DCEs, 66,7% dos professores de EF compreenderam, aceitaram e incorporaram em suas práticas pedagógica. CONCLUSÃO: Diante dos resultados, conclui-se que os professores de EF participantes da pesquisa consideram-se envolvidos nos projetos pedagógicos das escolas e valorizam as DCEs como documento importante em suas práticas pedagógicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANVERSA, L. B.; BOARETTO, J. D.; SILVA JÚNIOR, A. P. S.; BISCONSINI, C. R.; BOTH, J.; OLIVEIRA, A. A. B. Análise da área da educação física nos periódicos brasileiros (2010-2015). Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 2, p. 1-12, 2018

BARBOSA-RINALDI, I. P. Ginástica. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. Ginástica, dança e atividades circenses. Maringá: Eduem, 2014.

BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. Educação física escolar: política, currículo e didática. Ijuí: Unijuí, 2019.

BARTHOLO, Márcia Fernandes. A construção do conhecimento e o projeto político pedagógico da educação física. Pensar a Prática. vol. 3, p. 53-64, 1999-2000.

BAYSDORF; G. C.; SILVA, J. G. O projeto político pedagógico e a participação do professor de educação física no planejamento educacional. Revista Didática Sistêmica, Rio Grande, Edição Especial, p 136-147, 2010.

BECKER, F. Educação e construção do conhecimento. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S.; HUNGER, D. O processo de constituição histórica das diretrizes curriculares na formação de professores de Educação Física. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 34, n. 2, p. 343-60, 2008.

BETTI, I. C. R.. Esporte na escola: mas é só isso, professor? Revista Motriz, Rio Claro, v. 1, n. 1, p. 25-31, 1999.

BETTI, M. Educação física escolar: ensino e pesquisa-ação. Ijuí: Unijuí, 2009.

BETTI, M.; FERRAZ, O. L.; DANTAS, L. E. P. B. T. Educação física escolar: estado da arte e direções futuras. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. especial, p. 105-15, 2011.

BRACHT, V. A educação física escolar no Brasil: o que ela vem sendo e o que pode ser. Ijuí: Unijuí, 2009.

BRACHT, V.; FARIA, B. A.; ALMEIDA, F. Q.; GHIDETTI, F. F.; GOMES, I. M.; ROCHA, M. C.; MACHADO, T. S.; ALMEIDA, U. R.; MORAES, C. E. A. A Educação Física Escolar como tema da produção do conhecimento nos periódicos da área no Brasil (1980-2010): parte I. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 2, p. 11-34, 2011.

BRANDL, C. E. H. A nova Política para o /ensino Médio: um estudo da Educação Física a partir das novas Diretrizes e dos novos Projetos Pedagógicos. Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Campinas, v. 24, n. 3, p. 71-86, 2003.

BRASIL. Conselho Federal de Educação. Resolução nº. 03 de 16 de junho de 1987. Disponível em: <https://crefrs.org.br/legislacao/pdf/resol_cfe_3_1987.pdf>. Acessado em: 10 de outubro de 2019

BRASIL. Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. p. 27894. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acessado em: 28 de setembro de 2019.

BRASIL. Lei no 9.696, de 1º de setembro de 1998. Dispõe sobre a regulamentação da Profissão de Educação Física e cria os respectivos Conselho Federal e Conselhos Regionais de Educação Física. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 2 set. 1998. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9696.htm>. Acessado em: 15 de setembro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto, Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais – Educação Física. Brasília: MEC/SEF, 1997. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro07.pdf>. Acessado em: 15 de outubro de 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Resolução n. 06/2018. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduação em Educação Física e dá outras providências. Brasília: MEC/CNE/CES, 2018. <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=104241-rces006-18&category_slug=dezembro-2018-pdf&Itemid=30192>. Acessado em: 20 de agosto de 2019.

CASTELLANI FILHO, L. Educação física no Brasil: a história que não se conta. Campinas: Papirus, 1988.

DAOLIO, J. Cultura: educação física e futebol. 3a ed.rev. Campinas: Editora da UNICAMP; 2006.

DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

FENSTERSEIFER, P. E. Educação Física: atividade epistemológica e objetivismo. Paideia, Filosofia e Educação, v. 3, p. 99-110, 2011.

GASPARIN, J. L. Uma didática para a pedagogia histórico-crítica. 5. ed. Campinas: Autores Associados, 2009.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

KIOURANIS, T. D. S. Dança. In: GONZÁLEZ, F. J.; DARIDO, S. C.; OLIVEIRA, A. A. B. Ginástica, dança e atividades circenses (Práticas Corporais e a Organização do conhecimento). Maringá: Eduem, 2014.

KRAVCHYCHYN, C.; CARDOSO, S. M. V.; MORETTI, L. H. T.; OLIVEIRA, A. A. B. Educação física escolar brasileira: caminhos percorridos e “novas/velhas” perspectivas. Revista Teoria e Prática da Educação, v. 14, n. 1, p. 107-118, 2011.

LAVILLE, C.; DIONE, J. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências humanas. Porto Alegre: Artes Médicas Sul; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.

LIBÂNEO, J. C. Didática. São Paulo: Cortez, 2008.

MATOS, J. M. C.; SCHNEIDER, O.; MELLO, A. S.; FERREIRA NETO, A.; SANTOS, W. A produção acadêmica sobre conteúdos de ensino na educação física escolar. Movimento, Porto Alegre, v. 19, n. 2, p. 123-48, 2013.

NASCIMENTO, P. R. B.; ALMEIDA, L. A tematização das lutas na educação física escolar: restrições e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 13, n. 3, p. 91-110, 2007.

OLIVEIRA, A. A. B.; ANVERSA, A. L. B.; TEIXEIRA, F. C.; BRAZ, N. M. Q. Projeto político pedagógico: elaboração e aplicação nas escolas públicas de Maringá. Movimento, Porto Alegre, v. 17, n. 1, p. 77-94, 2011.

OLIVEIRA, A. A. B. Metodologias emergentes no ensino da educação física. Revista da Educação Física, Maringá, v. 1, n. 8, p. 21-7, 1997.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares de Educação Física para a Educação Básica. Governo do Estado do Paraná – Secretara de Estado de Educação: Curitiba, 2008. Disponível em: <http://www.educadores.diaadia.pr.gov.br/arquivos/File/diretrizes/dce_edf.pdf>. Acessado em: 22 de setembro de 2019.

PARANÁ. Currículo Básico para Escola Pública do Estado do Paraná. Governo do Estado do Paraná – Secretaria de Estado de Educação: Curitiba, 1990.

PALMA, A. P. T. V.; OLIVEIRA, A. A. B.; PALMA, J. A. V. Educação física e a organização curricular. Londrina: Eduel, 2008.

PEREIRA, F. M.; PINHO, S. T.; NUNES, V. V.; RODRIGUES, J. L. V.; AFONSO, M. R. Os escolares detestam os conteúdos ginásticos nas aulas de educação física: motivos e alternativas. Revista da Educação Física, Maringá, v. 21, n. 2, p. 209-21, 2010.

RANGEL, I, C. A.; DARIDO, S. C. Jogos e brincadeiras. In: DARIDO, S. C.; RANGEL, I. C. A. Educação física na escola: implicações para a prática pedagógica. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2005.

RODRIGUES, H. A.; DARIDO, S. C. O livro didático na Educação Física escolar: a visão dos professores. Motriz, Rio Claro, v. 17, n. 1, p. 48-62, 2011.

SÁNCHEZ GAMBOA, S. Epistemologia da educação física: as inter-relações necessárias. Maceió: EDUFAL, 2007.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 11 ed. Campinas: Autores Associados, 2011. 137p.

SILVA JÚNIOR, A. P.; BRANDL, C. E. H. A implementação das DCE’s na prática pedagógica de professores de educação física participantes do PDE no Paraná. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista, v. 11, n. 5, p. 7-14, 2012.

SILVA JÚNIOR, A. P. da. Configurações e relações estabelecidas no estágio curricular supervisionado na formação inicial de professores de educação física. 2016. 232f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2016.

TUBINO, M. J. G. Estudos brasileiros sobre esporte: ênfase no esporte-educação. Maringá: Eduem, 2010.

VEIGA, I. P. A. Projeto político pedagógico da escola: uma construção possível. 2. ed. Campinas: Papirus, 1996.

VERONEZ, L. F. C.; LEMOS, L. M.; MORSCHBACHER, M.; BOTH, V. J. Diretrizes curriculares da educação física: reformismo e subordinação ao mercado no processo de formação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Amsterdan, v. 35, n. 4, p. 809-23, 2013.

Downloads

Publicado

11.03.2020

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. P. da; BRANDL, C. E. H. Articulações entre as diretrizes curriculares, os projetos pedagógicos e as práticas pedagógicas de professores de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 95–104, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p95. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23552. Acesso em: 8 out. 2024.