Articulações entre as diretrizes curriculares, os projetos pedagógicos e as práticas pedagógicas de professores de Educação Física

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p95

Palavras-chave:

Educação Física, Diretrizes Curriculares, Prática Pedagógica.

Resumo

OBJETIVO: Analisar como os professores de Educação Física (EF) identificam a sua participação na elaboração dos projetos pedagógicos das escolas e suas práticas pedagógicas, a partir da implantação das Diretrizes Curriculares Estaduais da Educação Básica (DCEs). MÉTODOS: A pesquisa caracterizou-se como descritiva, com a análise de documentos e aplicação de questionário. A amostra foi constituída por 42 professores de EF que participaram do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE). RESULTADOS: Os resultados demonstraram que 97,6% dos professores de EF participaram do processo de elaboração do atual projeto político pedagógico da escola e que o documento é pautado nas DCEs. Em relação ao referencial teórico/metodológico das DCEs, 66,7% dos professores de EF compreenderam, aceitaram e incorporaram em suas práticas pedagógica. CONCLUSÃO: Diante dos resultados, conclui-se que os professores de EF participantes da pesquisa consideram-se envolvidos nos projetos pedagógicos das escolas e valorizam as DCEs como documento importante em suas práticas pedagógicas.

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Publicado

11.03.2020

Como Citar

SILVA JÚNIOR, A. P. da; BRANDL, C. E. H. Articulações entre as diretrizes curriculares, os projetos pedagógicos e as práticas pedagógicas de professores de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 95–104, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p95. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/23552. Acesso em: 28 mar. 2024.