O corpo na filosofia: uma contribuição para a educação física
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i15.p87Palavras-chave:
Filosofia, Corpo, Educação FísicaResumo
Esta resenha analisa a obra Corpo, de L. N. Cardim, que apresenta uma síntese filosófica sobre a concepção de corpo ao longo da história. O objetivo é compreender as transformações do conceito de corpo e sua relevância para a Educação Física. Conclui-se que a obra é uma introdução acessível às discussões filosóficas sobre corporeidade.
Downloads
Referências
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Qu'est-ce que la philosophie? Paris: Minuit, 1991.
DESCARTES, R. Discours de la méthode. Paris: Flammarion, 2000.
FOUCAULT, M. Surveiller et punir. Paris: Éditions Gallimard, 1993.
FOUCAULT, M. Résumé des cours (1970-1982). Paris: Julliard, 1989.
JAEGER, W. W. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de A. Parreira. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Coleção Paidéia).
JOUMIER, L. Husserl: la naissance de la phénoménologie. Sciences Humaines, n. 9 (Les grands philosophes), mai-juin 2009.
NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano. Tradução de P. C. Souza. São Paulo: Companhia de Letras, 2005.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
NIETZSCHE, F. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Tradução de P. C. Souza. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
PLATÃO. Fédon: diálogo sobre a alma e a morte de Sócrates. Tradução de M. Ruas. São Paulo: Martin Claret, 2007.
VERNANT, J-P. As origens do pensamento grego. Lisboa: Difícil, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.