O corpo na filosofia: uma contribuição para a educação física
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2009.v8.i15.p87Palabras clave:
Filosofia, Corpo, Educação FísicaResumen
Esta resenha analisa a obra Corpo, de L. N. Cardim, que apresenta uma síntese filosófica sobre a concepção de corpo ao longo da história. O objetivo é compreender as transformações do conceito de corpo e sua relevância para a Educação Física. Conclui-se que a obra é uma introdução acessível às discussões filosóficas sobre corporeidade.
Descargas
Citas
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Qu'est-ce que la philosophie? Paris: Minuit, 1991.
DESCARTES, R. Discours de la méthode. Paris: Flammarion, 2000.
FOUCAULT, M. Surveiller et punir. Paris: Éditions Gallimard, 1993.
FOUCAULT, M. Résumé des cours (1970-1982). Paris: Julliard, 1989.
JAEGER, W. W. Paidéia: a formação do homem grego. Tradução de A. Parreira. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2001. (Coleção Paidéia).
JOUMIER, L. Husserl: la naissance de la phénoménologie. Sciences Humaines, n. 9 (Les grands philosophes), mai-juin 2009.
NIETZSCHE, F. Humano demasiado humano. Tradução de P. C. Souza. São Paulo: Companhia de Letras, 2005.
NIETZSCHE, F. O nascimento da tragédia ou Helenismo e Pessimismo. Tradução de J. Guinsburg. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
NIETZSCHE, F. Ecce Homo: como alguém se torna o que é. Tradução de P. C. Souza. 2. ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
PLATÃO. Fédon: diálogo sobre a alma e a morte de Sócrates. Tradução de M. Ruas. São Paulo: Martin Claret, 2007.
VERNANT, J-P. As origens do pensamento grego. Lisboa: Difícil, 2002.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2009 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.