Oficinas temáticas na educação física escolar

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27063

Palavras-chave:

Cultura Corporal, Cidadania, Pedagogia Crítica.

Resumo


INTRODUÇÃO: A Educação Física é a disciplina do currículo escolar que aborda a cultura corporal, com a finalidade de introduzir e integrar o estudante a essa esfera do conhecimento, formando o cidadão que vai produzir, reproduzir e transformar essa cultura. Possibilitar experiências diversificadas no âmbito das práticas corporais e fortalecer a participação dos estudantes nas aulas são fatores fundamentais no desenvolvimento da disciplina. 
OBJETIVO: Este relato que tem como objetivo apresentar e discutir a proposta de oficinas temáticas nas aulas de Educação Física escolar, a partir das opiniões de estudantes do ensino fundamental 2 e médio de uma escola pública federal no município de Niterói (RJ).
MÉTODOS: Se caracteriza como uma pesquisa qualitativa crítica que utilizou como registro, as respostas dadas por aproximadamente 160 estudantes nas avaliações da disciplina, que, além de nortear a tomada de decisão para a realização das atividades, constituiu o corpo da investigação que ora apresentamos. 
RESULTADOS: Percebemos que as oficinas temáticas possibilitaram a ampliação dos conhecimentos e vivências relacionados à cultura corporal e uma maior maturidade na relação dos estudantes com a disciplina, com os colegas das diferentes turmas e com a professora. 
CONCLUSÃO: Foi perceptível a modificação da percepção dos estudantes sobre a Educação Física escolar, bem como ampliação da consciência crítica, colaborando com desenvolvimento da cidadania.

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Biografia do Autor

Luciana Santos Collier, Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI/UFF)

Professora EBTT de Educação Física do Colégio Universitário Geraldo Reis (COLUNI/UFF)Doutora em Ciências (IOC/Fiocruz)Pós-doutorado em Promoção da Saúde na Escola (UniRioja/Espanha)Membro do Grupo de Pesquisa Schools for Health in Europe (SHE) e do Grupo de Pesquisa Clínica  em Epidemiologia e Tecnologias Inovadoras em Saúde (Fiocruz)

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Publicado

01.09.2021

Como Citar

COLLIER, L. S. Oficinas temáticas na educação física escolar. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 175–181, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27063. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27063. Acesso em: 22 maio. 2022.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade