Prática educativa de professores de educação física e os conteúdos abordados em uma escola da rede municipal de ensino de Florianópolis
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27456Palavras-chave:
Educação Física, Prática Educativa, Cultura Corporal de MovimentoResumo
OBJETIVO: Compreender a prática educativa e quais os conteúdos abordados por três professores de Educação Física em uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis-SC.
MÉTODOS: Como abordagem teórico-metodológica adotamos a pesquisa exploratória de caráter qualitativo na forma de análise de conteúdo por meio da triangulação de dados. Foi caracterizado como um estudo de campo e como instrumentos de coleta de dados utilizou-se o diário de campo, a observação participante e os diálogos informais. A pesquisa foi realizada em uma escola do município de Florianópolis-SC. Como sujeitos da pesquisa participaram de forma voluntária três professores de Educação Física.
CONCLUSÃO: Conclui-se que os conteúdos predominantes entre os professores foram os esportes, os jogos e as brincadeiras e as práticas corporais na natureza. Ao fim do estudo foi possível compreender que as práticas educativas se diferem de sujeito para sujeito, mesmo estando em uma mesma escola, e que os conteúdos em alguns momentos se repetem, mas são abordados de maneiras distintas a partir da perspectiva de Educação Física de cada professor, a qual transitou pelo conceito da cultura corporal de movimento, do desenvolvimento motor e da prática de atividade física e esportiva.
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