Judô nas aulas de educação física do Rio Grande do Sul: uma revisão integrativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.34307
Agências de fomento
Capes

Palavras-chave:

Judô, Educação Física Escolar, Unidade Temática

Resumo

INTRODUÇÃO: O judô, ao ser incorporado nas aulas de educação física, ultrapassa sua natureza marcial e competitiva, promovendo valores éticos e sociais.
OBJETIVO: Este estudo tem como objetivo analisar a utilização do judô como unidade temática nas aulas de educação física no estado do Rio Grande do Sul, abordando seus benefícios, desafios e potencial para o desenvolvimento dos alunos.
MÉTODOS: Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, buscando em bases de dados como Dialnet e Google Acadêmico, incluindo estudos de 2010 a 2024 sobre a prática do judô na educação física escolar.
RESULTADOS: Os estudos indicam que o judô favorece o desenvolvimento físico, cognitivo e socioemocional, sendo valorizado por sua contribuição para a formação integral dos alunos. Entretanto, a falta de infraestrutura e a ausência de capacitação para os docentes são desafios recorrentes.
CONCLUSÃO: O judô nas escolas oferece benefícios significativos, mas enfrenta barreiras que precisam ser superadas para sua implementação eficaz, como a necessidade de políticas públicas voltadas à capacitação dos professores e à adequação das instalações escolares.

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Biografia do Autor

Walter Reyes Boehl, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

Bacharel em Comunicação Social  (PUCRS); Licenciado em Educação Física (UFRGS); Bacharel em Educação Física (UFRGS); Mestre e doutorando em Ciências do Movimento Humano (UFRGS); Membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE); Integrante do Grupo de Estudos Socioculturais em Educação Física (GESEF).

Mauro Castro Ignácio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre

Doutorando em Ciências do Movimento Humano pela Universidade federal do Rio Grande do Sul (PPGCMH-UFRGS). Mestre em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH-UFRGS). Bacharel e Licenciado em Educação Física (UFRGS). Pesquisador do Projeto Esporte Brasil (PROESP-Br). Membro associado da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (SBAFS). Membro do Conselho Editorial da International Journal of Sports Science and Physical Education(IJSSPE).

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Publicado

20.06.2025

Como Citar

BOEHL, W. R.; CASTRO IGNÁCIO, M. Judô nas aulas de educação física do Rio Grande do Sul: uma revisão integrativa. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e34307, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.34307. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/34307. Acesso em: 1 jul. 2025.