Futevôlei no lazer: significados, relações e organização em Taquari, RS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.35159

Palavras-chave:

Esportes de areia, Lazer, Sentidos, Heterogeneidade

Resumo

OBJETIVO: Este trabalho procurou descrever e analisar como os praticantes da cidade de Taquari, Rio Grande do Sul, vivenciam a modalidade no âmbito do lazer a partir de suas motivações e significados que atribuem ao esporte, a construção das relações sociais e a sua organização financeira e familiar - motivado por minhas experiências como professor e praticante da modalidade.
MÉTODOS: ara realizar a pesquisa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com quatro praticantes, selecionados por níveis de experiência com a prática do futevôlei e gênero, cujas respostas foram analisadas por meio de categorização temática.
RESULTADOS: Os resultados revelam que os praticantes receberam forte influência da popularidade do esporte na cidade para iniciar a prática e foi constatado que a evolução técnica, a competição e a convivência social são fatores-chave para a permanência na prática.
CONCLUSÃO: Consideramos que o futevôlei é uma prática que transcende o exercício físico, oferecendo espaços de pertencimento social, laços de amizade e uma alternativa para lidar com o estresse cotidiano.

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Biografia do Autor

Lucas Oliveira Mews, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). 

Daniel Giordani Vasques, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre.

Professor Adjunto e Pesquisador da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) e do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

03.10.2025

Como Citar

MEWS, L. O.; VASQUES, D. G. Futevôlei no lazer: significados, relações e organização em Taquari, RS. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e35159, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.35159. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/35159. Acesso em: 1 dez. 2025.