Formação inicial em Educação Física: análise do conteúdo de dança nos currículos acadêmicos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.35367

Palavras-chave:

Dança, Educação Física, Formação Inicial

Resumo

INTRODUÇÃO: A formação inicial em Educação Física encontra-se em uma ampliação de seus debates acadêmicos. Neste sentido, esse estudo busca contribuir para essa temática em interface com a dança.
OBJETIVO: Analisar a presença das disciplinas de dança, suas cargas horárias, ementas e referências bibliográficas nos currículos da formação inicial de professores de Educação Física de Universidades Federais do estado de Minas Gerais.
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental em que foram consultados os Projetos Pedagógicos, as Matrizes Curriculares e os Programas Analíticos das Universidades Federais identificadas. Os documentos foram catalogados e analisados por meio da análise de conteúdo.
RESULTADOS: Identificou-se 14 disciplinas obrigatórias e 8 optativas. Em geral, as cargas horárias são baixas, sendo que algumas disciplinas não possuem carga horária prática. As ementas incluem aspectos técnicos, culturais, questões de gênero e étnico-raciais. Em relação às referências bibliográficas, 8 disciplinas apresentaram conexão com o ensino escolar.
CONCLUSÃO: Apesar da presença de disciplinas relacionadas à dança na formação profissional de professores, essa interface ainda carece de uma maior ampliação de seus debates, para que assim seja possível romper com paradigmas e inseguranças no trato pedagógico do conteúdo dança nas aulas de Educação Física.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Amanda Clara Barbosa de Souza Assis, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2019-2024); Bacharel em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa (2024-2025)

Doiara Silva dos Santos, Universidade Federal de Viçosa (UFV), Viçosa

Doutora em Educação Física pela University of Western Ontario (UWO), London, Canadá. Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Viçosa

Fernanda Santos de Abreu, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil

Graduada em Educação Física Licenciatura pelo Centro Universitário de Sete Lagoas - UNIFEMM (2015). Especialista em Esportes e Atividades Físicas Inclusivas para Deficientes pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2018). Mestra em Estudos do Lazer pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG (2022). Doutoranda no Programa de Pós Graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer (UFMG 2023/2027). Professora de Educação Física da rede pública estadual de Minas Gerais, SEEMG.

Iara Silva dos Santos, Secretaria da Educação do Estado da Bahia (SEC), Salvador, Brasil

Coordenadora Pedagógica da Secretaria da Educação do Estado da Bahia

 

Referências

ALENCAR, A.; BACKES, A. F.; MANTA, S. W.; RESENDE, R.; FARIAS, G. O.; NASCIMENTO, J. V. Passos e descompassos: a dança nos currículos de formação inicial em educação física. Pro-Posições, v. 33, e20210023, 2022. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pp/a/SNJHrbv4TH4n9TCN4yjTzMk/ Acesso em: 02/04/2025.

ALVES, F. S. Exercícios qualitativos de avaliação com ritmo, expressão corporal e dança na formação em educação física. Movimento, v. 22, n. 1, p. 75-88, 2015. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/56369/36519 Acesso em: 02/04/2025.

ARAÚJO, S. N.; ROCHA, L. O.; BOSSIE, F. Sobre a monocultura esportiva no ensino da educação física na escola. Pensar a Prática, v. 21, n. 4, e50175, 2018. Disponível em: https://revistas.ufg.br/fef/article/view/50175 Acesso em: 02/04/2025.

BARBOSA-RINALDI, I. P. Formação inicial em educação física: uma nova epistemologia da prática docente. Movimento. v. 14, n. 3, p. 185-207, 2008. https://doi.org/10.22456/1982-8918.2431

BAUER, M. W.; GASKELL, G. (Org.) Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som – um manual prático. Petrópolis: Vozes, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: https://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 02/01/2025.

BRASILEIRO, L. T. O conteúdo “dança” em aulas de educação física: temos o que ensinar? Goiânia: Pensar a Prática, p. 45-58, 2002. https://doi.org/10.5216/rpp.v6i0.56

BRASILEIRO, L. T. O ensino da dança na educação física: formação e intervenção pedagógica em discussão. Motriz, v. 4, n. 4, p. 519-528, 2008. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2140 Acesso em: 02/01/2025.

BRASILEIRO, L. T.; NASCIMENTO FILHO, M. J. A contribuição de Isabel Marques nas produções sobre “dança” e “ensino de dança” na educação física. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 31, n. 1, p. 223-33, 2017. https://doi.org/10.11606/1807-5509201700010223

BUOGO, E. C. B.; LARA, L. M. Análise da dança como conteúdo estruturante da educação física nas diretrizes curriculares da educação básica do Paraná. Revista Brasileira de Ciências e Esporte, v. 33, n. 4, p. 873-88, 2011. https://doi.org/10.1590/S0101-32892011000400006

CAVALCANTE, R. G.; SILVA NETO, S. T. A hegemonia do conteúdo esporte na educação física escolar. In: CONEDU – VII Congresso Nacional de Educação, 2020. p. 1-12. Disponível em: https://www.editorarealize.com.br/editora/anais/conedu/2020/TRABALHO_EV140_MD1_SA_ID5284_22092020115256.pdf Acesso em: 22/01/2025.

CELLARD, A. A análise documental. In: POUPART, J.; DESLAURIERS, J. P.; GROULX, L. H.; LAPERRIÈRE, A.; MAYER, R.; PIRES, Á. (Org.) A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2008. p. 295-314.

DARIDO, S. C. Teoria, prática e reflexão na formação profissional em educação física. Motriz, v. 1, n. 2, p. 124-8, 1995. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/928 Acesso em: 13/01/2025.

DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. A disciplina e a prática da pesquisa qualitativa. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. (Orgs.). Planejamento da pesquisa qualitativa: teorias e abordagens. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. Disponível em: https://kupdf.net/download/denzin-lincoln-2006-o-planejamento-da-pesquisa-qualitativa-cap01pdf_5c87eccce2b6f522381a3d25_pdf Acesso em: 15/01/2025.

FENSTERSEIFER, P. E.; GONZÁLEZ, F. J. Educação física escolar: a difícil e incontornável relação teoria e prática. Motrivivência, v. 19, n. 28, p. 27-37, 2007. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/9123 Acesso em: 19/03/2025.

FURTADO, R. S.; BORGES, C. N. F. Educação física na BNCC: muitas tensões, alguns avanços e perspectivas possíveis. Educação & Realidade, v. 49, e133596, 2024. https://doi.org/10.1590/2175-6236133596vs01

GARIBA, C. M. S.; FRANZONI, A. Dança escolar: uma possibilidade na educação física. Movimento, v. 13, n. 2, p. 155-71, 2007. https://doi.org/10.22456/1982-8918.3553

GOMES, G. V.; SOUZA, M. S. Formação de professores em educação física pós-BNCC. Germinal: Marxismo e Educação em Debate, v. 13, n. 2, p. 858-73, 2021. https://doi.org/10.9771/gmed.v13i2.38854

MACIEL, T. B. Diretrizes curriculares nacionais dos cursos de graduação em educação física (Resolução nº06/18): as forças sociais hegemônicas na condução dos rumos da formação. 2021. 386f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Juiz de Fora, 2021. https://repositorio.ufjf.br/jspui/handle/ufjf/13006

MILANI, M. F.; GOMES, G. V.; SOUZA, M. S. O atual cenário da formação docente no Brasil: os desdobramentos da BNCC nos cursos de licenciatura. Motrivivência, v. 33, n. 64, p. 1-18, 2021. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2021.e79829

MIRANDA, M. L. J. A dança como conteúdo específico nos cursos de educação física e como área de estudo no ensino superior. Revista Paulista de Educação Física, v. 8, n. 2, p. 3-13, 1994 https://doi.org/10.11606/issn.2594-5904.rpef.1994.138426

MORAIS, V. S. C. L. de; PEREIRA, E. G. B.; PEIL, L. M. N.; GARCIA, R. M. “Atividades rítmicas e expressivas” nos currículos dos cursos de licenciatura em educação física do Rio de Janeiro. Revista Espaço do Currículo, v. 14, n. 2, p. 1-12, 2021. https://doi.org/10.22478/ufpb.1983-1579.2021v14n2.53650

NEIRA, M. G. Incoerências e inconsistências da BNCC de educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 40, n. 3, p. 215-23, 2018. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.04.001

PAULA, A. S. N.; LIMA, K. R. R. A hegemonia do esporte na educação física escolas: proposta de superação através das práticas curriculares. Revista Mineira de Educação Física, v. 22, n. 3, p. 166-80, 2014. Disponível em: https://periodicos.ufv.br/revminef/article/view/10050 Acesso em: 12/04/2025.

PEREIRA, M. L.; HUNGER, D. A. C. F. Limites do ensino de dança na formação do professor de educação física. Motriz, v. 15, n. 4, p. 768-80, 2009. Disponível em: https://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/motriz/article/view/2926 Acesso em: 19/03/2025.

PLOTEGHER, Â. T.; FREITAS, F. J. P. de; SANTOS, M. V. dos; DAHLKE, A. P.; WITTIZORECKI, E. S. Formação em educação física: revisão de escopo sobre as Diretrizes Curriculares Nacionais (Resolução CNE/CES nº 6/2018) e as repercussões na docência. Movimento, v. 31, e31025, 2025. https://doi.org/10.22456/1982-8918.144389

SACRISTÁN, J. G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SBORQUIA, S. P. A dança no contexto da educação física: os (des)encontros entre a formação e a atuação profissional. 2002. 202f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2002. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1591460 Acesso em: 19/01/2025.

SBORQUIA, S. P.; NEIRA, M. G. As danças folclóricas e populares no currículo da educação física: possibilidades e desafios. Motrivivência, v. 20, n. 31, p. 79-98, 2008. https://doi.org/10.5007/2175-8042.2008n31p79

SOUSA, N. C. P.; HUNGER, D. A. C. F.; CARAMASCHI, S. O ensino da dança na escola na ótica dos professores de educação física e de arte. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 28, n. 3, p. 505-20, 2014. https://doi.org/10.1590/1807-55092014000300505

UFJF. Universidade Federal de Juiz de Fora. Graduação - Faculdade de Educação Física e Desportos. Disponível em: https://www2.ufjf.br/faefid/graduacao-2/ Acesso em: 07/04/2025.

UFLA. Universidade Federal de Lavras. Curso de Educação Física (Licenciatura). Disponível em: https://proeec.ufla.br/portasabertas/lista-de-cursos/lavras/educacao-fisica-licenciatura Acesso em: 12/02/2025.

UFMG. Universidade Federal de Minas Gerais. Curso de Educação Física - Graduação. Disponível em: http://www.eeffto.ufmg.br/eeffto/graduacao/educacao_fasica_graduacao Acesso em: 12/01/2025.

UFOP. Universidade Federal de Ouro Preto. Colegiado de Educação Física (COLEF). Disponível em: https://eefufop.ufop.br/colef Acesso em: 12/03/2025.

UFSJ. Universidade Federal de São João Del-Rei. Departamento das Ciências da Educação Física e Saúde (DCEFS). Disponível em: https://ufsj.edu.br/dcefs/ Acesso em: 08/01/2025.

UFU. Universidade Federal de Uberlândia. Curso de Graduação em Educação Física (Licenciatura). Disponível em: https://faefi.ufu.br/graduacao/educacao-fisica-%28licenciatura%29 Acesso em: 02/01/2025.

UFV. Universidade Federal de Viçosa. Licenciatura em Educação Física. Disponível em: https://des.ufv.br/licenciatura/ Acesso em: 02/04/2025.

UFVJM. Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri. Curso de Educação Física (Licenciatura). Disponível em: https://portal.ufvjm.edu.br/a-universidade/cursos/edf Acesso em: 07/04/2025.

VAGO, T. M. Início e fim do século XX: maneiras de fazer educação física na escola. Cadernos CEDES, v. 19, n. 48, p. 30-51, 1999. https://doi.org/10.1590/S0101-32621999000100003

Downloads

Publicado

27.11.2025

Como Citar

ASSIS, A. C. B. de S.; SANTOS, D. S. dos; ABREU, F. S. de; SANTOS, I. S. dos. Formação inicial em Educação Física: análise do conteúdo de dança nos currículos acadêmicos. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e35367, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.35367. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/35367. Acesso em: 1 dez. 2025.