Formação inicial em Educação Física: análise do conteúdo de dança nos currículos acadêmicos
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2025.35367Palavras-chave:
Dança, Educação Física, Formação InicialResumo
INTRODUÇÃO: A formação inicial em Educação Física encontra-se em uma ampliação de seus debates acadêmicos. Neste sentido, esse estudo busca contribuir para essa temática em interface com a dança.
OBJETIVO: Analisar a presença das disciplinas de dança, suas cargas horárias, ementas e referências bibliográficas nos currículos da formação inicial de professores de Educação Física de Universidades Federais do estado de Minas Gerais.
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa qualitativa de cunho documental em que foram consultados os Projetos Pedagógicos, as Matrizes Curriculares e os Programas Analíticos das Universidades Federais identificadas. Os documentos foram catalogados e analisados por meio da análise de conteúdo.
RESULTADOS: Identificou-se 14 disciplinas obrigatórias e 8 optativas. Em geral, as cargas horárias são baixas, sendo que algumas disciplinas não possuem carga horária prática. As ementas incluem aspectos técnicos, culturais, questões de gênero e étnico-raciais. Em relação às referências bibliográficas, 8 disciplinas apresentaram conexão com o ensino escolar.
CONCLUSÃO: Apesar da presença de disciplinas relacionadas à dança na formação profissional de professores, essa interface ainda carece de uma maior ampliação de seus debates, para que assim seja possível romper com paradigmas e inseguranças no trato pedagógico do conteúdo dança nas aulas de Educação Física.
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