Análise das condições das piscinas nas Universidade Federais de Minas Gerais: contribuições acadêmicas e práticas
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2025.35473Palavras-chave:
Atividades Aquáticas, Educação Física, Universidades Federais, PiscinasResumo
INTRODUÇÃO: As Universidades Federais são locais privilegiados para a produção de conhecimento, teórico e prático, indo além da formação acadêmica. A partir deste princípio, os espaços e equipamentos dessas universidades devem apresentar condições adequadas para o ensino, pesquisa e extensão.
OBJETIVO: O objetivo do estudo é identificar o atual cenário das piscinas das Universidades Federais no Estado de Minas Gerais, assim como sua utilização e a produção acadêmico-científica desenvolvidas em atividades aquáticas.
MÉTODOS: O estudo adotou uma abordagem transversal e descritiva, através de um questionário no Google Forms®, aplicado a oito professores responsáveis pelas disciplinas de aquáticas de Universidades Federais de Minas Gerais.
RESULTADOS A partir dos resultados foi possível observar que 25,0% das instituições não possuem piscina em suas instalações, dificultando o ensino, pesquisa e extensão. As instituições que possuem piscina (75,0%) carecem de elementos básicos de segurança, além de negligência em relação à manutenção. A produção acadêmica relacionada às atividades aquáticas é baixa, com 25,0% dos professores publicando regularmente e 37,5% das instituições nunca tendo implementado projetos de extensão na área aquática, resultando na ausência de oportunidades para alunos e possíveis bolsistas.
CONCLUSÃO: Esses achados sugerem que os espaços destinados às atividades aquáticas necessitam de mais atenção, destacando a necessidade de ações para aprimorar as infraestruturas e aumentar a produção acadêmica nessa área.
Downloads
Referências
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 10339:2018 - Piscina - Projeto, execução e manutenção. 2. ed. versão corrigida. Rio de Janeiro: ABNT, 2019.
ABNT. Associação Brasileira de Normas Técnicas. NBR 5674:1999 - Manutenção de edificações - Procedimento. Rio de Janeiro: ABNT, 1999. 6 p. Disponível em: http://www.pmb.eb.mil.br/images/documentos/abnt/abnt_05674.pdf Acesso em: 17/11/2023.
ASSIS, L. A. A.; FLORIAN, E.; SOARES, E. R.; OCELLI, B. U.; OLIVEIRA, G. T.; FERREIRA, R. M. Quero nadar mamãe, e agora? O que influencia a inserção de crianças de 8 a 12 anos a praticar natação. Arquivos de Ciências do Esporte, v. 11, 2023. Disponível em: https://seer.uftm.edu.br/revistaeletronica/index.php/aces/article/view/6767/6851 Acesso em: 17/11/2023.
BONDÍA, L. J. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Revista Brasileira de Educação, n. 19, p. 20-8, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/Ycc5QDzZKcYVspCNspZVDxC/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 06/12/2024.
BOSCO, P. G. A Universidade como pilar na produção do conhecimento. Jus.com.br, 08 jan. 2018. Disponível em: https://jus.com.br/artigos/61517/a-universidade-como-pilar-na-producao-doconhecimento Acesso em: 27/04/022.
BRANDT, R.; MADUREIRA A. S.; HOBOLD, E. Projetos de extensão fazendo a diferença na formação do profissional de Educação Física na Unioeste. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n.1, p. 113-7, 2020. http://dx.doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n1.p113
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília: Centro Gráfico, 1988. Disponível em: https://www.gov.br/defesa/pt-br/acesso-a-informacao/governanca/governanca-do-setor-de-defesa/legislacao-basica-1/arquivos/2022/constituicao-da-republica-federativa-do-brasil.pdf/@@download/file
BRASIL. Casa Civil. Decreto n° 13.166, de 23 de janeiro de 1979. Estabelece normas técnicas especiais relativas a piscinas. Diário Oficial da União, Poder Executivo, Brasília, p. 1375, 23 jan. 1979. Seção 1. Disponível em: https://www.al.sp.gov.br/repositorio/legislacao/decreto/1979/decreto-13166-23.01.1979.html Acesso em: 28/04/2022.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 14.327, de 13 de abril de 2022. Dispõe sobre requisitos mínimos de segurança para a fabricação, a construção, a instalação e o funcionamento de piscinas ou similares e sobre a responsabilidade em caso de seu descumprimento. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, 14 abr. 2022. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2019-2022/2022/lei/l14327.htm Acesso em: 28/04/2022.
BRASIL. Casa Civil. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 dez. 1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm Acesso em: 29 abr. 2022
BRITO, R. R.; MILKEVIECZ, L.; SANTOS, L. B.; LOPES, R. M.; CUNHA, S. R. C.; SERMIDI, M. P.; … ; BASSON, J. C. F. A importância da ressuscitação cardiopulmonar no desfecho do afogamento. Revista Contemporânea, v. 4, n. 9, e5862, 2024. https://doi.org/10.56083/RCV4N9-161
BUTTON, C.; CROFT, J. L.; COTTER, J. D.; GRAHAM, M. J.; LUCAS, S. J. E. Integrative physiological and behavioral responses to sudden cold-water immersion are similar in skilled and less-skilled swimmers. Physiology & Behavior, v. 138, p. 254-9, 2015. https://doi.org/10.1016/j.physbeh.2014.10.024
CÁRDENAS, R. N.; FREIRE, I. A.; PUMARIEGA Y. N.; TORRES; C. D. P. Análise dos espaços públicos de esporte e lazer: um ensaio a partir da informação imagética. Licere, v. 23, n. 6, p. 666-86, 2020. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2020.25514
CHAVES, A.; SILVA, A. C.; FERRAZ, O.; NUNOMURA, M.; CARBINATTO, M. O medo na aprendizagem da natação. Pensar a Prática, v. 18, n. 4, p. 880-94, 2015. https://doi.org/10.5216/rpp.v18i4.31285
COSTA, I. H.; RIBEIRO, K. I. O.; PRADO, I. B. H.; BECKER, L. K. Contribuição da extensão universitária na formação em educação física. Revista Brasileira de Extensão Universitária, v. 13, n. 2, p. 161-72, 2022. https://doi.org/10.36661/2358-0399.2022v13n2.12594
DOMINSKI, F. H.; SILVA, R. B.; VILARINO G. T.; AMORIM, L. M. S.; ANDRADE A. Pesquisa em treinamento de força no Brasil: análise dos grupos e produção científica. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 42, e2024, 2020. https://doi.org/10.1016/j.rbce.2019.02.002
DUCA, G. F. D.; GARCIA, L. M. T.; DA SILVA, K. S.; DO NASCIMENTO, J. V. Grupos de pesquisa em cursos de Educação Física com pós-graduação "stricto sensu" no Brasil: análise temporal de 2000 a 2008. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, v. 25, n. 4, p. 607–17, 2011. https://doi.org/10.1590/S1807-55092011000400006
GUEDES, D. P. Crescimento e desenvolvimento aplicado a educação física e ao esporte. Revista Brasileira de Educação Física e Esportes, v. 25, p. 127-40, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbefe/a/6Z8tVthS7tRKsYFWwGrctjQ/?format=pdf&lang=pt Acesso em: 13/04/2023.
HAMOUCHE, S.; MARCHAND, A. Linking work, occupational identity and burnout: The case of managers. International Journal of Workplace Health Management, v. 14, n. 1, p. 12-31, 2021. https://doi.org/10.1108/IJWHM-01-2020-0008
HOFFMANN, C.; ZANINI, R. R.; RUVIARO, R.; CORRÊA, Â. C.; SILUK, J. C. M.; SCHUCH JÚNIOR, V. F.; ÁVILA, L. V. O desempenho das universidades brasileiras na perspectiva do Índice Geral de Cursos (IGC). Educação e Pesquisa, v. 40, n. 3, p. 651-65, 2014. https://doi.org/10.1590/s1517-97022014041491
MAGLISCHO, E. W. Nadando o mais rápido possível. São Paulo: Phorte, 2010.
MARCELLINO, N. C. Lazer e Sociedade: algumas aproximações. In: MARCELLINO, N. C. Lazer e sociedade: múltiplas relações. Campinas: Alínea, 2008. p. 11-26.
MARTINS, R. F. B.; ESPEJO, M. M. S. B. Manutenção predial nas universidades públicas federais: aspectos legais e normativos relevantes para o seu planejamento. In: XXI Colóquio Internacional de Gestão Universitária. Anais... UFSC/INPEAU: Cidade de Loja, Equador, 2023. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/243941/1220165%20%23.pdf?sequence=1&isAllowed=y Acesso em: 18/04/2024.
MAXIMILIANO JUNIOR, M. Indicadores Brasileiros de Extensão Universitária (IBEU). Campina Grande: UFCG, 2017. Disponível em: https://www.ufmg.br/proex/renex/images/documentos/Relat%C3%B3rio_de_Pesquisa_Forproex_EBOOK.pdf Acesso em: 10/09/2024.
MINAS GERAIS. Corpo de bombeiros militar. competências do corpo de bombeiros militar de minas gerais conforme a Lei Complementar n° 54, de 13 de dezembro de 1999. Belo Horizonte: CBMMG, 1999. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/texto/LCP/54/1999/?cons=1#:~:text=da%20Compet%C3%AAncia-,Art.,(Vide%20art Acesso em: 18/09/2024.
MINAS GERAIS. Decreto nº 46.595, de 10 de setembro de 2014. Altera o Decreto nº 44.746, de 29 de fevereiro de 2008, que regulamenta a Lei nº 14.130, de 19 de dezembro de 2001, que dispõe sobre a prevenção contra incêndio e pânico no Estado e dá outras providências. Diário do Executivo, Belo Horizonte, 10 set. 2014. Disponível em: https://www.almg.gov.br/legislacao-mineira/DEC/46595/2014/ Acesso em: 18/09/2024.
MINAS GERAIS. Roteiro de inspeção – piscinas. roteiro de inspeção sanitária em piscina. Belo Horizonte: Secretaria de Estado de saúde de Minas Gerais, 2022. Disponível em: http://vigilancia.saude.mg.gov.br Acesso em: 28/04/2024.
OLIVAR, A. O.; PÉREZ, L. M. R.; MURCIA, J. A. M. Afogando-se sabendo nadar. Associação Iberoamericana de Educação Aquática, Especial e Hidroterapia, Alicante, 2021. Disponível em: https://www.asociacionaidea.com/wp-content/uploads/2021/08/13p.-Ahogarse-sabiendo-nadar-Ana-Luismi-y-JAMM-1-septiembre-3.pdf Acesso em: 13/09/2024.
PEDROSO, M. J. S. L. C. Exposição ocupacional em piscinas cobertas do tipo I e II. 2009. 119f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública) - Universidade do Porto, Portugal, 2009. Disponível em: https://hdl.handle.net/10216/45311
PIMENTA, S. G. Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2012.
PIMENTA, S. G.; ANASTASIOU, L. G. C.; CAVALLET, V. J. Docência no ensino superior: construindo caminhos. Revista de Educação CEAP, v. 10, n. 36, p. 103-13, 2002. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Selma-Pimenta/publication/333614428_Docencia_no_ensino_superior_construindo_caminhos/links/5cf6dcf492851c4dd029ec12/Docencia-no-ensino-superior-construindo-caminhos.pdf Acesso em: 27/11/2023.
PUGLIESI, R. Bebê aquático. Curitiba: Appris, 2017.
SALLES, P. G. C. M. As habilidades aquáticas básicas de alunos de um curso superior de educação física. UNIABEU Revista, v. 1, n. 5, p. 230-45, 2010. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/258846697_As_habilidades_aquaticas_basicas_de_alunos_de_um_curso_superior_de_Educacao_Fisica Acesso em: 19/11/2023.
SHISHEGAR, N.; BOUBEKRI, M. Natural Light and productivity: analyzing the impacts of daylighting on students’ and workers’ health and alertness. International Conference on “Health, Biological and Life Science” (HBLS-16), p. 151-6, 2016. Disponível em: https://www.iicbe.org/upload/4635AE0416104.pdf Acesso em: 05/12/2024.
SILVA, T. D.; SOUZA, S. S.; STAREPRAVO, F. A. Academia da saúde, academia da cidade e academia ao ar livre nas agendas política e governamental dos estados brasileiros. Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde, v. 25, e0163, 2020. https://doi.org/10.12820/rbafs.25e0163
SOARES, C. L.; TAFFAREL, C. N. Z.; VARJAL, E.; CASTELLANI FILHO L.; ESCOBAR, M. O.; BRACHT, V. Metodologia do ensino da educação física. 2. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
SOBRASA. Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático. Dados sobre afogamento. 2022. Disponível em: https://sobrasa.org/dados-sobre-afogamento/ Acesso em: 27/11/2023.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. Rio de Janeiro: Vozes. 2002.
WORLD AQUATICS. Competition regulations. Disponível em: https://www.worldaquatics.com/rules/competition-regulations Acesso em: 27/07/2024.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Direitos Autorais Partilhados

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.