Metodologia da problematização na educação física escolar: estratégias didáticas e princípios metodológicos

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.35701

Palabras clave:

Prática pedagógica, Metodologia de Ensino, Análise de prática

Resumen

INTRODUÇÃO: A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez (MPAM) é um caminho metodológico com crescente interesse da educação física escolar (EFE), em especial pela possibilidade de contextualizar a realidade social com a temática estudada.
OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo identificar estratégias didáticas e princípios metodológicos da MPAM na EFE.
MÉTODOS: Para tal, foi realizada pesquisa participante com intervenção pedagógica de 13 aulas com 3 turmas de 5° ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados em diário de campo e realizada análise temática reflexiva. Para este estudo as análises foram centralizadas nos temas: (1) estratégias de planejamento e (2) desafios, adequações e reflexões sobre a etapa da MPAM.
RESULTADOS: Foram identificadas estratégias didáticas e princípios metodológicos na aplicação da MPAM na EFE, organizadas em quadros orientativos. A MPAM possibilitou a sistematização de um trabalho pedagógico que aborda diferentes dimensões do conhecimento e com um direcionamento à realidade social dos alunos. Por outro lado, a culminância dos alunos foi centrada nas experimentações corporais realizadas.
CONCLUSÃO: A MPAM se apresentou como possibilidade metodológica à EFE e foram sistematizadas possibilidades de estratégias didáticas para cada etapa do arco. Sugere-se a ampliação de estudos com outros temas e conhecimentos, bem como em outras etapas da educação básica.

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Biografía del autor/a

Leonardo Liziero, Secretaria Municipal de Educação (SEMED), Campo Grande

Doutorando em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS). Mestrado Profissional em Educação Física (PROEF) pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente/SP. Membro da Equipe Técnica de Educação Física na Superintendência de Políticas Educacionais da Secretaria Municipal de Educação de Campo Grande/MS.

Luiz Rogério Romero, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Presidente Prudente

Professor Assistente Doutor junto ao Departamento de Educação Física da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista (UNESP) de Presidente Prudente. Professor do Programa de Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional (PROEF).

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Publicado

11.09.2025

Cómo citar

LIZIERO, L.; ROMERO, L. R. Metodologia da problematização na educação física escolar: estratégias didáticas e princípios metodológicos. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e35701, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.35701. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/35701. Acesso em: 17 sep. 2025.