Metodologia da problematização na educação física escolar: estratégias didáticas e princípios metodológicos
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2025.35701Palabras clave:
Prática pedagógica, Metodologia de Ensino, Análise de práticaResumen
INTRODUÇÃO: A Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez (MPAM) é um caminho metodológico com crescente interesse da educação física escolar (EFE), em especial pela possibilidade de contextualizar a realidade social com a temática estudada.
OBJETIVO: O presente estudo teve por objetivo identificar estratégias didáticas e princípios metodológicos da MPAM na EFE.
MÉTODOS: Para tal, foi realizada pesquisa participante com intervenção pedagógica de 13 aulas com 3 turmas de 5° ano do Ensino Fundamental. Os dados foram coletados em diário de campo e realizada análise temática reflexiva. Para este estudo as análises foram centralizadas nos temas: (1) estratégias de planejamento e (2) desafios, adequações e reflexões sobre a etapa da MPAM.
RESULTADOS: Foram identificadas estratégias didáticas e princípios metodológicos na aplicação da MPAM na EFE, organizadas em quadros orientativos. A MPAM possibilitou a sistematização de um trabalho pedagógico que aborda diferentes dimensões do conhecimento e com um direcionamento à realidade social dos alunos. Por outro lado, a culminância dos alunos foi centrada nas experimentações corporais realizadas.
CONCLUSÃO: A MPAM se apresentou como possibilidade metodológica à EFE e foram sistematizadas possibilidades de estratégias didáticas para cada etapa do arco. Sugere-se a ampliação de estudos com outros temas e conhecimentos, bem como em outras etapas da educação básica.
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