Residência Pedagógica espelhada na Residência Médica: formação de professores sob nova perspectiva?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.26966

Palavras-chave:

Formação Profissional, Educação Física, Medicina

Resumo

INTRODUÇÃO: O programa de Residência Pedagógica é um modelo de formação profissional para cursos de licenciatura, sendo um programa integrado a Política Nacional de Formação de Professores, cujo intuito está no aperfeiçoamento prático por meio da inserção do acadêmico no ambiente escolar. Este programa surgiu com inspiração na Residência Médica, sendo esta uma modalidade de ensino de pós-graduação destinada a médicos já graduados, como forma de especialização clínica. 
OBJETIVO: Analisar as aproximações e distanciamentos entre o programa na área da Educação Física em relação ao programa da área médica a partir da percepção de coordenadores das áreas de uma universidade pública do Paraná. 
MÉTODOS: A pesquisa é caracterizada como de abordagem qualitativa, com foco no estudo de caso. Foram entrevistados 4 coordenadores de curso e de programa de residência vinculados aos cursos de Medicina e Educação Física. A análise dos dados foi baseada no princípio de categorização temática com foco na análise de conteúdo. 
RESULTADOS: Os resultados mostram que há diferenças significativas entre as propostas, tendo a residência médica uma formação em nível de pós-graduação enquanto a residência pedagógica uma formação inicial, isso reflete as definições estruturais e conceituais sobre a forma de inserção de tais modelos formativos no ambiente de atuação profissional. 
CONCLUSÃO: Conclui-se que o propósito de formação em licenciatura com base em modelos de residência profissional possibilitam novas experiências e caminhos, mas que ainda estão distantes do modelo ofertado na área médica.

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Biografia do Autor

Eduard Angelo Bendrath, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Campus Regional do Vale do Ivaí

Professor Adjunto Doutor

DMO - Departamento de Ciências do Movimento Humano

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Publicado

01.09.2021

Como Citar

BENDRATH, E. A.; REIS, J. R. dos. Residência Pedagógica espelhada na Residência Médica: formação de professores sob nova perspectiva?. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 11–17, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.26966. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26966. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade