Lazer nos rios do município de Marechal Cândido Rondon - PR
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2003.v5.i10.p217Palabras clave:
Lazer, Turismo Sustentável, Recursos HídricosResumen
O estudo teve como objetivo analisar as formas de lazer praticadas nos rios do município de Marechal Cândido Rondon-PR e suas potencialidades para o desenvolvimento sustentável do turismo e recreação. A pesquisa foi realizada por meio de levantamento geográfico e observação direta das atividades desenvolvidas nos principais canais de drenagem da região. Os resultados indicaram que os rios são utilizados para práticas de lazer como pesca, esportes náuticos, camping e trilhas ecológicas. No entanto, verificou-se que muitos desses espaços carecem de infraestrutura adequada e planejamento ambiental. Conclui-se que o desenvolvimento sustentável do lazer nos rios pode fortalecer a preservação ambiental e fomentar o turismo local, desde que sejam implementadas ações para minimizar impactos negativos e otimizar o uso desses recursos naturais.
Descargas
Citas
COLODEL, J. A. Obrages e companhias colonizadoras: Santa Helena na história do oeste paranaense até 1960. Santa Helena: Prefeitura Municipal de Santa Helena, 1988.
GÜTHS, L. D. Avaliação ambiental da implantação do sistema de microbacias do município de Marechal Cândido Rondon-PR. Guarapuava, 1988. Curso de Pós-Graduação (Latu-Sensu) em Geografia.
GÜTHS, L. D. Do Mapeamento geoambiental ao planejamento urbano de Marechal Cândido Rondon (PR): Estudo de Caso (1950/97). Florianópolis: UFSC, 1999. Dissertação de Mestrado em Geografia.
GÜTHS, L. D. A Expansão Urbana-Industrial e Questões Ambientais da Sede Municipal de Marechal Cândido Rondon. Marechal Cândido Rondon, 1994. Monografia de Pós-Graduação (Latu-Sensu) em Geografia do Brasil.
LOREU, D. Processos interativos homem: meio ambiente. 3. ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1994.
MARCELLINO, N. C. Estudos de lazer: uma Introdução. 2. ed. Campinas: Papirus, 2000.
MARCELLINO, N. C. Lazer e humanização. Campinas: Papirus, 1983.
SILVEIRA NETO, M. A. Do Guairá aos Saltos do Iguaçu. Curitiba: Fundação Cultural, 1995.
SUGUIO, K.; BIGARELLA, J. J. Ambientes fluviais. 2. ed. Florianópolis: UFSC, 1990.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2003 Derechos de Autor Compartidos

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Los derechos de autor permiten descargar, compartir, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exhibir y reproducir total o parcialmente el artículo para cualquier propósito legal, siempre que no tenga fines lucrativos y se cite la fuente.
Informamos que todo el contenido del texto publicado, así como sus posibles errores ortográficos y gramaticales, es de total responsabilidad de sus autores, sin que el Caderno de Educação Física e Esporte o nuestros Evaluadores Ad Hoc asuman ninguna implicación legal ni responsabilidad por posibles negligencias en el uso del idioma portugués o extranjero.