As contribuições da gestão escolar para o desenvolvimento profissional de professores de educação física

Autores/as

  • Franciele Roos da Silva Ilha Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria
  • Hugo Norberto Krug Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Santa Maria

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2008.v7.i13.p9

Palabras clave:

Gestão Escolar, Desenvolvimento Profissional, Professor de Educação Física.

Resumen

O objetivo desta investigação foi analisar as contribuições da gestão escolar para o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física. A metodologia utilizada baseou-se na fenomenologia e na abordagem qualitativa. Os participantes do estudo foram cinco professoras de Educação Física atuante na rede estadual de ensino do município de Santa Maria (RS). Para a coleta das informações foram feitas entrevistas semiestruturadas com estas professoras, tendo sua interpretação seguida pela análise de conteúdo. No contexto dessa investigação, evidenciou-se que as contribuições da gestão escolar para o desenvolvimento profissional de professores de Educação Física no espaço das reuniões pedagógicas e dos conselhos de classe têm muito a subsidiar ações reflexivas para a formação de professores. No entanto, neste
estudo percebeu-se que esta possibilidade de desenvolvimento profissional não vem sendo aproveitada de forma efetiva.

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Publicado

10.09.2008

Cómo citar

ILHA, F. R. da S.; KRUG, H. N. As contribuições da gestão escolar para o desenvolvimento profissional de professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 7, n. 13, p. 9–17, 2008. DOI: 10.36453/cefe.2008.v7.i13.p9. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/1494. Acesso em: 28 abr. 2025.