Motivação na educação física escolar: Teoria da Autoderminação
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021191.a25985Palabras clave:
Motivação, Educação Física, Psicologia do esporte, EscolaResumen
INTRODUÇÃO: A escola representa um dos principais espaços educacionais para a sociedade atual e tem significativa reponsabilidade frente ao ensino. Sabe- se que a motivação é um dos aspectos importantes para influenciar os alunos na busca pelo conhecimento.
OBJETIVO: O presente estudo teve como objetivo avaliar a motivação dos alunos nas aulas de Educação Física, com base na Teoria da Autodeterminação (TAD).
MÉTODOS: Participaram do estudo 174 alunos do ensino médio, de ambos os sexos, de escola pública e particular, por meio de dois questionários: Percepção de Lócus de Casualidade e Questionário das Necessidades Psicológicas Básicas.
RESULTADOS: No geral, os resultados apontaram altos níveis de satisfação das necessidades de autonomia, competência e relações interpessoais. Sobre as formas de regulação da motivação, a análise identificou altos escores no comportamento autodeterminado, e baixos escores no comportamento menos autodeterminado. Na comparação por sexo, os homens apresentaram pontuações maiores nas três necessidades psicológicas básicas, regulação identificada e motivação intrínseca. Na comparação por instituição, os dados mostraram que os alunos da escola particular são mais motivados que os alunos da escola pública.
CONCLUSÃO: Conclui-se, no geral, que os alunos estão motivados para participar das aulas de Educação Física, mas é importante buscar alternativas para melhorar a motivação das estudantes mulheres e dos alunos de escolas públicas.
Descargas
Citas
ALVES, F. R.; ESCÓSSIO, A. P.; AMÂNCIO, V. da S.; TEIXEIRA, F. A. A. Fatores motivacionais para a prática das aulas de educação física no ensino médio. Conexões, Campinas, v. 14 n. 2, p. 53-72, 2016.
ANDRADE, T. E.; TASSA, K. O. M. E. Motivação nas aulas de Educação Física no ensino médio. Lectures: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 20, n. 203 2015. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd203/motivacao-nas-aulas-de-educacao-fisica.htm. Acessado em: 15 de janeiro 2020.
BATISTA, F. L.; CARDOSO, V. D.; NICOLETTI, L. P. O professor de educação física escolar e a influência da sua pratica pedagógica. Educação em Debate, Fortaleza, v. 41, n. 80, p. 92-116, 2019.
BRANDOLIN, F.; KOSLINSKI, M. C.; SOARES, A. J. G. A percepção dos alunos sobre a educação física no ensino médio. Revista da Educação Física, Maringá, v. 26, n. 4, p. 601-10, 2015.
CARRAÇA, E. V. Um modelo motivacional do envolvimento dos jovens nas aulas de educação física. Retos, Murcia, n. 31, p. 282-91, 2017.
CERNEV, F. K.; HENTSCHKE, L. A teoria da autodeterminação e as influências das necessidades psicológicas básicas na motivação dos professores de música. Revista da ABEM, Londrina, v. 20, n. 29, p. 88-112, 2013.
CHICATI, K. C. Motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Revista da Educação Física, Maringá, v. 11, n. 1, p. 97-105, 2000.
COLEDAM, D. H. C.; FERRAIOL, P. F.; PIRES JUNIOR, R.; DOS-SANTOS, J. W.; OLIVEIRA, A. R. Prática esportiva e participação nas aulas de educação física: fatores associados em estudantes de Londrina, Paraná, Brasil. Caderno de Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 30, n. 3, p. 533-45, 2014.
COSTA, L. C. A.; FLORES, P. P.; ANDRADE, N. P.; ANVERSA, A. L. B.; SOUZA, V. F. M. Tecendo relações entre a motivação para as aulas de educação física e o Ideb. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, v. 40, n. 4, p. 370-3, 2018.
DECI, E. L.; RYAN, R, M. Intrinsic motivation and self-determinationin human behavior. Nova York: Plennum Press, 1985.
DELGADO, D. M.; PARANHOS, T. L.; VIANNA, J. A. Educação Física escolar: a participação das alunas no ensino médio. Lectures: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 14, n. 140, 2010. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd140/educacao-fisica-escolar-a-participacao-das-alunas.htm. Acessado em: 5 janeiro de 2020.
FAVATTO, N. C.; BOTH, J. Motivos para abandono e permanência na carreira docente em educação física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Maringá, v. 41, n. 2, p. 127-34, 2018.
FERNANDES, H. M.; VASCONCELOS-RAPOSO, J. Continuum de Auto-Determinação: validade para a sua aplicação no contexto desportivo. Estudos de Psicologia, Natal, v. 10, n. 3, p. 385-95, 2005.
FONSECA, V. S.; PREREIRA, J. V. S.; VIANNA J. A. Fatores que interfere na prática dos docentes: a percepção de professores de educação física escolar. Lectures: Educación Física y Deportes, Revista Digital, Buenos Aires, v. 16, n. 155, 2011. Disponível em: <https://www.efdeportes.com/efd155/fatores-que-interferem-na-pratica-docente.htm#:~:text=No%20que%20diz%20respeito%20%C3%A0s,recursos%20materiais%20(19%25)%2C%20baixos>. Acessado em: 5 de janeiro de 2020.
GILIOLI, E. B. O esporte nas aulas de educação física no ensino médio: convenções ideológicas e resistência. 2020. 193f. Tese (Doutorado em Educação Física) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2020.
GUIMARÃES, S. E. R.; BORUCHOVITCH, E. O estilo motivacional do professor e a motivação intrínseca dos estudantes: uma perspectiva da teoria da autodeterminação. Psicologia: Reflexão e Crítica, Campinas, v. 17, n. 2, p. 143-50, 2004.
LETTNIN, C. C.; DAVOGLIO, T. R.; STOBÄUS, C. D.; CID, L. Questionário de Necessidades Psicológicas Básicas em Educação Física (QNPB-EF): validação preliminar brasileira. In: II Congresso Ibero-Americano/III congresso Luso-Brasileiro de Psicologia da saúde Atas. Anais... Faro: UAlg, v. 1, p. 1-12, 2013. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/256702395_Questionnaire_Basic_Psychological_Needs_in_Physical_Education_QBPN-PE_Preliminary_Validation_Brazilian. Acessado em: 5 de janeiro de 2020.
MARTINEZ, V. M.; CHAVES, F. E. A motivação nas aulas de educação física no ensino médio. Temas em Educação Física Escolar, Rio de Janeiro, v. 5, n. 1, p. 56-80, 2020.
NTOUMANIS, N. A self‐determination approach to the understanding of motivation in physical education. British Journal of Educational Psychology, New York, v. 71, n. 2, p. 225-42, 2001.
OLIVEIRA, I. B.; RIBEIRO, J. A. B.; AFONSO, M. R. Satisfação com a profissão: um estudo com professores de educação física. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 1, p. 45-59, 2018.
OLIVEIRA, K. Y. S.; SEDORKO, C. M. Motivação nas aulas de educação física entre alunos concluintes do ensino médio. Revista Carioca de Educação Física, Rio de Janeiro, v. 13, n. 1, p. 25-34, 2018.
OLIVEIRA, P. S.; REGO NETO, A. M.; FREIRE, G. L. M.; MORAES, J. F. V. N.; ROBERTO JUNIOR, J. A. N. Motivação e envolvimento nas aulas de educação física de ingressantes ao ensino técnico do instituto federal da Bahia. Revista Inspirar Movimento e Saúde, Petrolina, v. 20, n. 3, p. 112-29, 2020.
PIRES, A. Aplicação da teoria da autoterminação ao contexto da educação física. 2010. 65f. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Universidade de Rio Maior, Rio Maior, 2010.
PIZANI, J.; RINALD, L. P. R.; MIRANDA, A. C. M.; VIEIRA, L. F. V. (Des) motivação na educação física escolar: uma análise a partir da teoria da autodeterminação. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 38, n. 3, p. 259-66, 2016.
SANTOS, J. P.; MENDONÇA, J. R.; BARBA, C.H.; FILHO, J. J. C.; BERNALDINO, E. S.; FARIAS, E. S.; SOUZA, O. F. S. Fatores associados a não participação nas aulas de educação física escolar em adolescentes. Journal of Physical Education, Maringá, v. 30, e3028, 2019.
SEDORKO, C. M.; FINCK, S. C. M. Sentidos e significados do esporte no contexto da educação física escolar. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, e2745, 2016.
SITOE, S. A.; CODONHATO, R.; BOTH, J.; FIORESE, L. Educação física e satisfação das necessidades psicológicas básicas em escolares de Maputo/Moçambique. Pensar a Prática, Goiânia, v. 22, e52072, 2019.
SOUZA, A. C.; CARRAÇA, E. V. Diferenças na satisfação das necessidades psicológicas básicas, motivações e estratégias motivacionais utilizadas entre professores de educação física pré e pós remoção da nota de educação física na média final do ensino secundário. Revista Iberoamericana de Psicologia del Ejercicio y el Deporte, Las Palmas de Gran Canaria, v. 14, n. 2, p. 135-40, 2019.
STANDAGE, M.; DUDA, J. L.; NTOUMANIS, N. A model of contextual motivation in physical education: Using constructs from self-determination and achievement goal theories to predict physical activity intentions. Journal of educational psychology, Birmingham, v. 95, n. 1, p. 97, 2003.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2021 Direitor Autorais Partilhados
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 4.0.
Os direitos autorais permitem descarregar, compartilhar, copiar, distribuir, adaptar, transformar, exibir, reproduzir a totalidade ou partes do artigo para qualquer propósito legal, desde que não tenha fins lucrativos e seja citada a fonte.
Informamos que todo o conteúdo do texto publicado, e dos seus possíveis erros ortográficos e gramaticais, é de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo ao Caderno de Educação Física e Esporte, ou aos nossos Avaliadores Ad Hoc, por qualquer implicação legal ou por eventual negligência à língua portuguesa ou à estrangeira.