A percepção dos gestores das escolas de ensino médio em Fortaleza sobre a importância da educação física como componente curricular

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27514

Palavras-chave:

Gestores, Educação Física, Ensino Médio.

Resumo

INTRODUÇÃO: A Educação Básica no Brasil passou por momentos bem conturbados durante a década de 2010. Dentre esses momentos pode-se destacar a evolução da MP n° 746/2016 para a Lei 13.415/2017 e a instituição do Novo Ensino Médio. A partir desta Lei, a Educação Física (EF) poderia ser excluída do rol de disciplinas curriculares obrigatórias da Educação Básica. Em meio a esse cenário, vários movimentos foram realizados para manter a EF como obrigatória na etapa do Ensino Médio na escola. 
OBJETIVO: Verificar a percepção dos gestores de escolas de ensino médio, pertencentes a rede pública do estado do Ceará, sobre a importância das aulas de EF.  
MÉTODOS: O estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo e exploratória, com caráter transversal quanti-qualitativo, com a aplicação de um questionário do tipo Likert, com itens de múltipla escolha acerca de cada pergunta, variando as opções entre “discordo total”, “discordo parcialmente”, “concordo parcialmente” e “concordo totalmente”.  Participaram do estudo gestores de escolas regulares e profissionalizantes. A amostra do estudo foi composta por 40 gestores de escolas regulares e de tempo integral de um total de 119 escolas, perfazendo 33% das escolas elencadas como público para o atual estudo. A coleta de dados ocorreu dentre os anos de 2018 e 2019. 
RESULTADOS: Foi achado que os gestores consideram a EF como importante à formação integral do estudante (92,5%), que a carga horária semanal deveria ser aumentada (62,5%) e que a disciplina contribui para uma melhoria da prática de atividade física dos estudantes. 
CONCLUSÃO: A partir da percepção dos gestores das escolas estaduais da cidade de Fortaleza (CE), o componente curricular EF é importante para a formação dos estudantes. Bem como, eles consideram que a carga horária da disciplina poderia ser aumentada por conta da importante influência da disciplina sobre a prática de atividade física.

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Biografia do Autor

Danilo Bastos Moreno, Centro Universitário UniFanor (UniFanor)

Mestre em Atividade Física e Saúde (FADEUP-PT); 

Especialista em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas (UECE) e Especialista em Fisiologia e Biomecânica dos Movimentos (FIC-CE);

Licenciatura Plena em Educação Física;

Coordenador do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Física e Ensino Médio - LEPEFEM;

Componente do Grupo de Pesquisas em Artes Marciais, Esportes de Combate e Lutas - GAMA.

Professor de Educação Física da Educação Básica vinculado à SEDUC-CE;

Professor universitário de Educação Física.

César Augusto Barroso de Andrade, Universidade Regional do Cariri (URCA)

Especialista em Educação Física Escolar;

Docente da Universidade Regional do Cariri - Iguatu (CE).

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Publicado

01.09.2021

Como Citar

MORENO, D. B.; ANDRADE, C. A. B. de; ALVES, M. E. C.; RODRIGUES, L. C. A percepção dos gestores das escolas de ensino médio em Fortaleza sobre a importância da educação física como componente curricular. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 59–64, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27514. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27514. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade