Educação física escolar e educação de jovens e adultos: desafios da docência no ensino remoto emergencial

Autores

  • Wagner César Pinheiro Costa Secretaria Estadual de Educação do Pará (SEDUC) Secretaria Municipal de Educação de Vigia de Nazaré (SEMED)
  • Willian Lazaretti da Conceição Universidade Federal do Pará (UFPA) Universidade Nova de Lisboa (NOVA)

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27629

Palavras-chave:

Covid-19, Educação, Pará

Resumo

INTRODUÇÃO: A presente pesquisa foi desenvolvida à luz das experiências docentes no atendimento educacional a estudantes matriculados/as na Educação de Jovens e Adultos (EJA) que foram imersos no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em decorrência da COVID-19. 
OBJETIVO: Apresentar os desafios que emergem do processo de ensino e de aprendizado na ação pedagógica de professores de Educação Física que trabalham no ERE com turmas da EJA. 
MÉTODOS: Participaram do estudo, 3 professores de Educação Física, do município de Vigia de Nazaré no Estado do Pará - Brasil que lecionam nos anos finais do ensino fundamental e do ensino médio em duas escolas públicas estaduais que atendem a modalidade EJA. De cunho qualitativo, a pesquisa usou como instrumento de coleta uma entrevista semiestruturada. A análise de conteúdo subsidiou o tratamento dos dados das entrevistas. 
RESULTADOS: Através dos relatos obtidos foi possível deparar com as grandes dificuldades dos professores de Educação Física em relação ao ensino por meio do ERE e a dura realidade excludente do mesmo em relação aos/às alunos/as da EJA. 
CONCLUSÃO: Conclui-se, que o presente estudo poderá provocar novas discussões sobre o Ensino Remoto Emergencial e seu papel excludente na área da Educação, em especial no âmbito da Educação Física Escolar e a EJA.

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Publicado

01.09.2021

Como Citar

COSTA, W. C. P.; CONCEIÇÃO, W. L. da. Educação física escolar e educação de jovens e adultos: desafios da docência no ensino remoto emergencial. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 221–226, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27629. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27629. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade