Os desafios enfrentados pelos professores de educação física na rede estadual de ensino de Ponta Grossa – Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27633

Palavras-chave:

Desafios docentes, Educação física escolar, Escola Pública

Resumo

OBJETIVO: Considerando as dificuldades presentes no ambiente escolar, o presente texto teve como objetivo identificar os desafios da profissão docente enfrentados pelos professores de Educação Física atuantes na Rede Estadual de Ensino da cidade de Ponta Grossa - Paraná.
MÉTODOS: Para tanto, foram entrevistados doze professores de Educação Física e os dados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq.
RESULTADOS: Com os resultados foi possível observar que: os professores apresentam dificuldade em trabalhar com alguns conteúdos do currículo, principalmente os que exigem materiais diversificados, como esportes de aventura e jogos eletrônicos; as condições de trabalho não são consideradas ideais, principalmente no que refere-se a materiais e espaço; os professores consideram que alguns desafios enfrentados são característicos das escolas públicas; ainda há certa resistência dos alunos quanto as aulas teóricas; há relatos que indicam desvalorização da disciplina, se comparada com as demais.
CONCLUSÃO: Com isso, pôde-se constatar que os resultados encontrados em Ponta Grossa foram semelhantes aos identificados em estudos anteriores, o que demonstra que apesar dos anos, alguns desafios permanecem. Além disso, acrescenta-se a dificuldade de trabalhar com os conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular e Currículo da Rede Estadual Paranaense, que são considerados novos tanto para os professores, como para os alunos.

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Biografia do Autor

Mariana Gaburro Cordeiro, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa

Graduada em Licenciatura em Educação Física

Diego Petyk de Sousa, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e Faculdade Cesumar de Ponta Grossa (Cesumar), Ponta Grossa

Doutorando em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor Colaborador na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professor na Faculdade Unicesumar de Ponta Grossa

 

 

Erica Fernanda de Paula, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa

Doutoranda em Ciências Sociais Aplicadas na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Professora Colaboradora na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG)

Alfredo Cesar Antunes, Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa

 

Universidade Estadual de Ponta Grossa

Departamento de Educação Física

Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais Aplicadas

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Publicado

18.10.2021

Como Citar

CORDEIRO, M. G.; SOUSA, D. P. de; PAULA, E. F. de; ANTUNES, A. C. Os desafios enfrentados pelos professores de educação física na rede estadual de ensino de Ponta Grossa – Paraná. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 95–100, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27633. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27633. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade