Os desafios enfrentados pelos professores de educação física na rede estadual de ensino de Ponta Grossa – Paraná
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27633Palabras clave:
Desafios docentes, Educação física escolar, Escola PúblicaResumen
OBJETIVO: Considerando as dificuldades presentes no ambiente escolar, o presente texto teve como objetivo identificar os desafios da profissão docente enfrentados pelos professores de Educação Física atuantes na Rede Estadual de Ensino da cidade de Ponta Grossa - Paraná.
MÉTODOS: Para tanto, foram entrevistados doze professores de Educação Física e os dados foram analisados com o auxílio do software Iramuteq.
RESULTADOS: Com os resultados foi possível observar que: os professores apresentam dificuldade em trabalhar com alguns conteúdos do currículo, principalmente os que exigem materiais diversificados, como esportes de aventura e jogos eletrônicos; as condições de trabalho não são consideradas ideais, principalmente no que refere-se a materiais e espaço; os professores consideram que alguns desafios enfrentados são característicos das escolas públicas; ainda há certa resistência dos alunos quanto as aulas teóricas; há relatos que indicam desvalorização da disciplina, se comparada com as demais.
CONCLUSÃO: Com isso, pôde-se constatar que os resultados encontrados em Ponta Grossa foram semelhantes aos identificados em estudos anteriores, o que demonstra que apesar dos anos, alguns desafios permanecem. Além disso, acrescenta-se a dificuldade de trabalhar com os conteúdos propostos pela Base Nacional Comum Curricular e Currículo da Rede Estadual Paranaense, que são considerados novos tanto para os professores, como para os alunos.
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