Itinerância, intensificação e condições de trabalho de professores de educação física escolar como condicionante de motivação e bem-estar docente

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27654

Palabras clave:

Itinerância, Docência, Educação Física.

Resumen

INTRODUÇÃO: As crescentes demandas do trabalho docente, a itinerância entre escolas desencadeiam processos de intensificação e precarização da função laboral docente. 
OBJETIVO: Analisar situações de itinerância, intensificação e condições de trabalho e suas consequências à motivação, carreira e condições de bem-estar de um grupo de professores de Educação Física de um município do extremo oeste do Estado do Paraná, Brasil. 
MÉTODOS: É um estudo qualitativo, de corte transversal e de cunho descritivo desenvolvido com dez professores de Educação Física de escolas públicas estaduais e municipais de um município do extremo oeste do Estado do Paraná. Foram utilizados na coleta de dados um questionário sociodemográfico para caracterização dos participantes e uma entrevista semiestruturada, com roteiro referente às condições laborais e suas relações com itinerância entre escolas e intensificação do trabalho docente. As análises dos resultados foram realizadas com base no plano de análise de conteúdo proposto por Bardin (2011). 
RESULTADOS: O estudo levantou dados que evidenciam a motivação para a docência, embora as manifestações de instabilidade de vínculo empregatício, a constante necessidade de itinerância entre escolas e a limitação e fragmentação de suas atribuições profissionais. Tais entraves aparecem como desencadeantes da intensificação, limitação e fragmentação do trabalho docente sendo fator determinante para o estresse excessivo, desajuste no nível de integração com ambiente de trabalho, no modo com que enfrentamento de demandas profissionais e desenvolvimento na carreira. 
CONCLUSÃO: A itinerância dos professores entre escolas acentua um quadro de intensificação e precarização do trabalho docente, com potencialidade para impactar em sua motivação e bem-estar docente.

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Biografía del autor/a

Adelar Aparecido Sampaio, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Marechal Cândido Rondon

Atua nas áreas de formação docente inicial e continuada, desenvolvendo estudos, oficinas e cursos nos seguintes temas: bem-estar docente, mal-estar docente, formação inicial e continuada de professores e Educação Física escolar. É pesquisador dos grupos de pesquisas: Mal-estar e Bem-estar na Docência da PUCRS; Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Física Escolar e Grupo de Pesquisa Educação Física e Saúde, da Unioeste

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Publicado

25-11-2021

Cómo citar

HAHN, S.; SILVA JUNIOR, A. P. da; SEIBERT, C.; LIMA, D. F. de; BOTH, J.; MAZZARDO, O.; SAMPAIO, A. A. Itinerância, intensificação e condições de trabalho de professores de educação física escolar como condicionante de motivação e bem-estar docente. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 135–142, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27654. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27654. Acesso em: 3 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade