Aprendizagem significativa no Tênis: um relato de experiência sobre a criação e utilização de espações vazios na quadra
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2025.32790Palabras clave:
Pedagogia do esporte, Tênis, Aprendizagem SignificativaResumen
INTRODUÇÃO: A compreensão de conceitos táticos é um fator que contribui para o sucesso no tênis. A partir deste conhecimento o jogador toma decisões mais rápidas e assertivas. A compreensão de conceitos ocorre principalmente a partir da aprendizagem significativa. Especialmente para o ensino dos esportes, são propostos princípios pedagógicos que norteiam o planejamento, intervenção e avaliação pelos treinadores.
OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada pelo treinador na utilização de princípios pedagógicos para a aprendizagem significativa no tênis.
MÉTODOS: Estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência. Participaram do estudo, um treinador de tênis e dois jogadores. A intervenção foi planejada com base nos princípios pedagógicos para a aprendizagem significativa dos jogos esportivos e optou-se por objetivo da aula de criar e utilizar espaços vazios na quadra adversária.
RESULTADOS: Foram relatas as experiências do treinador de uma aula organizada em três momentos: reconhecer o conceito de criar espaços vazios na quadra adversária; procurar criar espaços vazios na quadra adversária e aplicar o conceito em jogo propriamente dito. No primeiro momento foram realizadas as atividades “tênis com a mão” e “tática nos quadradinhos”. No segundo momento foram realizadas as atividades “abriu!” e “jogo do winner”. No terceiro momento, foi realizado o jogo propriamente dito em cinco games.
CONCLUSÃO: A organização das atividades com base nos princípios pedagógicos para a aprendizagem significativa contribuiu para a compreensão do conceito tático de criar e utilizar espaços vazios na quadra adversária.
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