Aprendizagem significativa no Tênis: um relato de experiência sobre a criação e utilização de espações vazios na quadra

Autores/as

  • Matheus Fraga Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Brusque
  • Leonardo Ristow Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), Florianópolis https://orcid.org/0000-0002-2829-7737

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.32790

Palabras clave:

Pedagogia do esporte, Tênis, Aprendizagem Significativa

Resumen

INTRODUÇÃO: A compreensão de conceitos táticos é um fator que contribui para o sucesso no tênis. A partir deste conhecimento o jogador toma decisões mais rápidas e assertivas. A compreensão de conceitos ocorre principalmente a partir da aprendizagem significativa. Especialmente para o ensino dos esportes, são propostos princípios pedagógicos que norteiam o planejamento, intervenção e avaliação pelos treinadores.
OBJETIVO: Relatar a experiência vivenciada pelo treinador na utilização de princípios pedagógicos para a aprendizagem significativa no tênis.
MÉTODOS: Estudo descritivo, na modalidade de relato de experiência. Participaram do estudo, um treinador de tênis e dois jogadores. A intervenção foi planejada com base nos princípios pedagógicos para a aprendizagem significativa dos jogos esportivos e optou-se por objetivo da aula de criar e utilizar espaços vazios na quadra adversária.
RESULTADOS: Foram relatas as experiências do treinador de uma aula organizada em três momentos: reconhecer o conceito de criar espaços vazios na quadra adversária; procurar criar espaços vazios na quadra adversária e aplicar o conceito em jogo propriamente dito. No primeiro momento foram realizadas as atividades “tênis com a mão” e “tática nos quadradinhos”. No segundo momento foram realizadas as atividades “abriu!” e “jogo do winner”. No terceiro momento, foi realizado o jogo propriamente dito em cinco games.
CONCLUSÃO: A organização das atividades com base nos princípios pedagógicos para a aprendizagem significativa contribuiu para a compreensão do conceito tático de criar e utilizar espaços vazios na quadra adversária.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Matheus Fraga, Centro Universitário de Brusque (Unifebe), Brusque

Graduado em Educação Física

Citas

ABURACHID, L. M. C; GRECO, P. J. Processos de validação de um teste de conhecimento tático declarativo no tênis. Journal of Physical Education, v. 21, n. 4, p. 603-10, 2010. https://doi.org/10.4025/reveducfis.v21i4.8355

AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: uma perspectiva cognitiva. Lisboa: Paralelo, 2003.

BUNKER, D.; THORPE, R. A model for the teaching of games in secondary schools. Bulletin of Physical Education, v. 18, n. 1, p. 5-8, 1982.

BUTLER, J. We are what we teach: TGfU as a complex ecological situation. Research Quarterly for Exercise and Sport, v. 87, n. S1, p. S2-3, 2016. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/full/10.1080/02701367.2016.1200402

CLEMENTE, F. M. Princípios pedagógicos dos teaching games for understanding e da pedagogia não-linear no ensino da educação física. Movimento, v. 18, n. 2, p. 315-35, 2012. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.27495

GREGO, P. J.; ABURACHID, L. M. C. Ações técnico táticas em situação de definição no tênis. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 16, n. 4, p. 1-19, 2008. Disponível em: https://portalrevistas.ucb.br/index.php/RBCM/article/view/812

GRÉHAIGNE, J.; GODBOUT, P.; BOUTHIER, D. The foundations of tactics and strategy in team sports. Journal of Teaching in Physical Education, v. 18, n. 2, p. 159-74, 1999. Disponível em: https://journals.humankinetics.com/view/journals/jtpe/18/2/article-p159.xml

HARVEY, S; CUSHION, C. J.; MASSA-GONZALEZ, A. N. Learning a new method: Teaching games for understanding in the coaches’ eyes. Physical Education and Sport Pedagogy, v. 15, n. 4, p. 361-82, 2010. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/17408980903535818

METZLER, M. Instructional models in physical education. New York: Taylor & Francis, 2017.

MITCHELL, S. A.; OSLIN, J. L.; GRIFFIN, L. L. Teaching sport concepts and skills: A tactical games approach. Champaign: Human kinetics, 2020.

MOREIRA, M. A. Organizadores previos y aprendizaje significativo. Revista Chilena de Educación Científica, v. 7, n. 2, p. 23-30, 2008.

POZO, J. I. A aprendizagem de fatos e conceitos. In: COLL, C.; POZO, J. I.; SARABIA, B.; VALLS, E. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. São Paulo: Artmed, 2000.

RISTOW, L.; BACKES, A. F.; BRASIL, V. Z.; ARANTES, L. C.; RAMOS, V. Princípios pedagógicos para a aprendizagem significativa dos jogos esportivos coletivos. Educación Física y Ciencia, v. 25, n. 3, e264, 2023. Disponível em: https://www.scielo.org.ar/scielo.php?pid=S2314-25612023000300003&script=sci_arttext

Publicado

21.05.2025

Cómo citar

FRAGA, M.; RISTOW, L. Aprendizagem significativa no Tênis: um relato de experiência sobre a criação e utilização de espações vazios na quadra. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e32790, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.32790. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/32790. Acesso em: 24 may. 2025.

Número

Sección

Relato de Experiência