Possíveis estratégias de avaliação da aprendizagem sobre o esporte em um projeto de badminton na escola

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p101

Palavras-chave:

Pedagogia do esporte, avaliação, badminton.

Resumo

INTRODUÇÃO: Consideramos que um bom programa de ensino, vivência e aprendizagem tenha em sua elaboração e planejamento uma boa proposta de avaliação contínua para sucesso dos alunos e do professor.
OBJETIVO: Descrever os instrumentos avaliativos elaborados por professores de Educação Física a partir de uma proposta de ensino do badminton para adolescentes em um programa no contraturno escolar.
MÉTODOS: O cenário para aplicação do projeto ocorreu em uma instituição pública de ensino básico municipal da cidade de São Paulo, com a participação de 15 discentes do ensino fundamental II dos 8º e 9º anos. As atividades ocorreram ao longo dos quatro bimestres do ano de 2019, entre os meses de março e dezembro, compondo 72 aulas teóricas e práticas, incluindo avaliações diagnóstica, formativa e somativa.
RESULTADOS: Para a avaliação diagnóstica foi elaborado um instrumento com o propósito de entender a intenção e expectativa do aluno sobre a participação do projeto e ainda, e o conhecimento sobre os esportes de raquetes. Além disso, foi aplicado um mapa mental para avaliar aspectos histórico-culturais do badminton. Para a avaliação formativa elaboramos dois instrumentos para avaliação tática-técnica e realizamos rodas de conversa e observações como instrumentos para avaliar o aspecto socioeducacional dos jogadores. Por fim, foi elaborado para avaliação somativa um questionário com a intenção de verificar se as expectativas iniciais foram atendidas ao final do projeto.
CONCLUSÃO: A partir da experiência observada, vivida, problematizada e avaliada, apresentamos diferentes instrumentos de avaliação nas diferentes etapas do projeto de badminton na escola: diagnóstica, formativa e somativa.

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Biografia do Autor

João Marcelo de Queiroz Miranda, Universidade Cidade de São Paulo (UNICID)

Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu. Atualmente é professor do curso de Educação Física da Universidade Cidade de São Paulo. Professor de Educação Física da rede básica de Educação da Prefeitura de São Paulo. 

Taisa Belli, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campus Limeira

Graduada em Educação Física e Mestre em Ciências Fisiológicas pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Doutora em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Rio Claro) e com Pós-doutorado pela Universidade Metodista de Piracicaba (UNIMEP). Professora colaboradora no curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP).

Peterson Amaro da Silva, Secretaria Municipal de Educação (SME)Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Pedro Fukuyei Yamaguchi Ferreira.

Mestrando no programa de Educação: Currículo na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Docente de Educação Física na Rede estadual de São Paulo entre os anos de 2009 a 2020 e da Rede Municipal de Ensino de São Paulo desde 2014.

Milton Shoiti Misuta, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campus Limeira

Possui mestrado e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é professor RDIDP na Faculdade de Ciências Aplicadas da UNICAMP - Limeira. 

Larissa Rafaela Galatti, Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) Campus Limeira

Doutora. Pesquisadora do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (LEPE), docente e coordenadora associada do Curso de Ciências do Esporte da Faculdade de Ciências Aplicadas da Universidade Estadual de Campinas (FCA/UNICAMP). Credenciada ao Programa de Pós Graduação em Educação Física da Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (FEF/UNICAMP). 

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Publicado

31.07.2020

Como Citar

MIRANDA, J. M. de Q.; BELLI, T.; DA SILVA, P. A.; MISUTA, M. S.; GALATTI, L. R. Possíveis estratégias de avaliação da aprendizagem sobre o esporte em um projeto de badminton na escola. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 2, p. 101–106, 2020. DOI: 10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p101. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/24515. Acesso em: 20 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Esportes de Raquete