O lugar da cultura negra, afro-brasileira e indígena nas aulas de Educação Física

Autores

  • Daniel Teixeira Maldonado Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFECT) https://orcid.org/0000-0002-0420-6490
  • Marcos Garcia Neira Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.26982

Palavras-chave:

Educação Física, Educação Antirracista, Educação Básica.

Resumo

OBJETIVO: Analisar como professores e professoras de Educação Física em atuação na Educação Básica abordam os conhecimentos da cultura negra, afro-brasileira e indígena. 
MÉTODOS: Do ponto de vista metodológico, procedeu-se a pesquisa bibliográfica em periódicos científicos da Educação Física e da Educação e em capítulos de livros, entre os anos de 2009 e 2019, por conta da disseminação de experiência pedagógicas publicadas na literatura da área. 
RESULTADOS: Foram analisados 34 relatos publicados entre os anos 2009 e 2019, em cinco periódicos científicos indexados no Qualis da Educação Física ou da Educação, que possuem no seu escopo a intencionalidade de disseminar experiências pedagógicas, além de 16 livros que apresentam capítulos relacionados com o cotidiano do componente curricular. A interpretação dos dados foi realizada por meio da análise cultural Muitos docentes de Educação Física desenvolveram projetos educativos tematizando práticas corporais da cultura negra, afro-brasileira e indígena e problematizando os aspectos sociais, históricos, políticos e econômicos que atravessam essas manifestações da cultura corporal. 
CONCLUSÃO: É possível observar experiências político-pedagógicas em uma perspectiva antirracista na Educação Física.

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Biografia do Autor

Daniel Teixeira Maldonado, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFECT)

Doutor em Educação Física pela Universidade São Judas. Pós-Doutor em Educação pela USP.  Professor de Educação Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo

Marcos Garcia Neira, Universidade de São Paulo (USP)

Livre-Docente em Metodologia do Ensino de Educação Física. Professor Titular da Faculdade de Educação da USP. Coordenador do Grupo de Pesquisas em Educação Física escolar da FEUSP (www.gpef.fe.usp.br)

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Publicado

01.09.2021

Como Citar

MALDONADO, D. T.; NEIRA, M. G. O lugar da cultura negra, afro-brasileira e indígena nas aulas de Educação Física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 19–25, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.26982. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/26982. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade