Educação Física Escolar e o aluno com deficiência: a formação continuada em questão

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27362

Palavras-chave:

Formação de Professores, Educação Física Escolar, Alunos com deficiência.

Resumo

OBJETIVO: Investigar se professores de Educação Física realizaram ou estão realizando formação continuada com foco no trabalho com alunos com deficiência.
MÉTODOS: A amostra foi constituída de 101 professores de Educação Física da rede pública municipal e estadual de ensino da região oeste do Paraná. A coleta de dados perfez-se por meio de um questionário online, composto por questões abertas e fechadas. Escolheu-se a técnica qualitativa para a análise dos dados.
RESULTADOS: Os resultados demonstraram que 30,3% dos participantes revelaram ter oferta de formação contínua, entretanto, nem sempre de qualidade, o que resulta em formações que não fomentam o conhecimento dos professores.
CONCLUSÃO: A maioria (55,4%) dos professores participantes já realizou ou está realizando alguma formação continuada em específico conhecimento sobre a Educação Especial. Os que declararam ter realizado formação continuada revelaram que as vivências junto aos alunos com deficiência e a interação com os demais professores durante a formação resultaram em melhor aprendizagem e preparo para atuar diante da diversidade no ambiente escolar.

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Biografia do Autor

Jonatan Rogério Trindade Faria, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Licenciado em Educação Física (UNIOESTE).

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutora e Mestra em Educação Física (FEF/UNICAMP).  Especialista em Educação Física Escolar (UNINTER). Licenciada em Educação Física (UNIOESTE). Professora colaboradora do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste)

Doutor e Mestre em Educação Especial (PPGEEs/UFSCar).  Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial (IBPEX). Licenciado em Educação Física (UNIOESTE). Professor efetivo do curso de licenciatura em Educação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).

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Publicado

16.11.2021

Como Citar

FARIA, J. R. T.; HARNISCH, G. S.; BORELLA, D. R. Educação Física Escolar e o aluno com deficiência: a formação continuada em questão. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 117–123, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27362. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27362. Acesso em: 19 abr. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade