A motivação de alunos do ensino fundamental e médio para as aulas de educação física
DOI:
https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27509Palavras-chave:
Estudantes, Motivação Intrínseca, Motivação Extrínseca, DesmotivaçãoResumo
OBJETIVO: Analisar a motivação de alunos do ensino fundamental e médio para as aulas de Educação Física em uma escola pública de Maringá - PR.
MÉTODOS: A pesquisa caracteriza-se como descritiva de cunho quantitativo e qualitativo do tipo transversal. Participaram 162 estudantes de ambos os sexos, sendo 81 do 9º ano do ensino fundamental e 81 do 3º ano do ensino médio, média de idade 15,40±2,06 anos. Os instrumentos foram a Escala de Necessidades Psicológicas Básicas e perguntas abertas sobre os aspectos que motivam e desmotivam os alunos para as aulas de Educação Física. Foram realizadas análises pelo teste U de Mann-Whitney (p<0,05) e Análise de Conteúdo.
RESULTADOS: Não foram observadas diferenças (p>0,05) nas dimensões das necessidades psicológicas básicas em função das turmas de 9º e 3º ano. A comparação em função do sexo dos alunos do 9º ano apontou valores mais elevados (p=0,033) para o sexo masculino na dimensão de competência (Md=3,75). Os alunos do sexo masculino do 3º ano também apresentaram valores superiores (p<0,05) às meninas nas dimensões autonomia (Md=3,50) e relacionamento (Md=3,80). Quanto às razões que os motivam a participar da Educação Física, os alunos de ambas as turmas apresentaram aspectos semelhantes para motivação extrínseca (atividades desenvolvidas) e intrínseca (relações sociais). Os principais fatores de desmotivação, para o 9º ano foram as “aulas teóricas” e “conteúdo esporte”, e para os alunos do 3º ano o “desinteresse dos colegas pelas atividades” e “materiais” foram os aspectos mais citados.
CONCLUSÃO: Os estudantes de ambas as turmas apresentaram motivação moderada, percebendo-se valores mais elevados nas dimensões de competência e relacionamento. Os rapazes mostraram-se mais satisfeitos nas dimensões de competência (9º ano), autonomia e relacionamento (3º ano). Além disso, os estudantes mostraram-se mais motivados extrinsecamente e os fatores de desmotivação mais evidentes foram “aulas teóricas” e “desinteresse dos colegas pelas atividades”.
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