Produção científica sobre Educação Física na perspectiva do professor da educação básica: um olhar a partir dos periódicos da área

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2021.n3.27627

Palavras-chave:

Educação Física, Docentes, Indicadores de Publicação Científica.

Resumo

INTRODUÇÃO: Pesquisar sobre o reconhecimento da Educação Física para a comunidade escolar é uma ação recorrente dentro do subcampo científico/acadêmico da área, em especial, nas últimas décadas. Tal processo se justifica, principalmente, no que diz respeito à legitimidade da disciplina enquanto componente curricular, seus conteúdos e às percepções dos agentes que dela fazem parte. 
OBJETIVO: Investigar a produção científica publicada em periódicos da Educação Física, no período de 1997-2018, que abordam a temática da Educação Física Escolar (EFE) no Brasil, a partir da perspectiva do(a) professor(a) da educação básica. 
MÉTODOS: Trata-se de uma pesquisa caracterizada como estado do conhecimento, a qual retrata a produção científica sobre a presente temática de 14 periódicos da área da Educação Física. Para as buscas dos artigos, usou-se o descritor Educação Física Escolar. Após o levantamento das produções, identificou-se 35 artigos, os quais foram analisados seguindo o método da análise por temáticas. 
RESULTADOS: A partir da análise dos artigos, emergiram-se três categorias de análise: a) perfil dos principais autores que abordam a EFE pelo olhar do professor da escola; b) procedimentos metodológicos apresentados na produção sobre EFE; e, c) principais temáticas que retratam a EFE a partir do olhar do professor da escola. 
CONCLUSÃO: Nota-se que as pesquisas encontradas retratam mais questões relacionadas a barreiras do processo educacional do que facilitadores. No entanto, destacam-se indicativos de enfrentamento de tais barreiras ao encontro de uma EFE significativa para a sua comunidade escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Beatriz Teixeira Fernandes, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de maringá (UEM).

Kerolen Modena Alves, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de maringá (UEM).

Ana Luíza Barbosa Anversa, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestre em Educação Física (UEM). Doutora em Educação Física (UEM). Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringà (DEF/UEM).

Vânia de Fátima Matias de Souza, Universidade Estadual de Maringá (UEM), Maringá, Brasil

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestre em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Doutora em Educação (UEM). Professora do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Maringà (DEF/UEM).

Patric Paludett Flores, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), Belo Horizonte, Brasil

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Mestre em Educação (UFSM). Doutor em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Professor do Departamento de Ciências do Movimento Humano da Universidade do Estado de Minas Gerais (DCMH/UEMG).

Referências

ANVERSA, A.; FLORES, P.; SOLERA, B.; OLIVEIRA, A.; COSTA, L.; SOUZA, V. Panorama dos grupos de pesquisa em Educação Física Escolar no Brasil. In: VIII Congresso Norte Paranaense de Educação Física Escolar, 2017, Londrina. Anais... Londrina: Universidade Estadual de Londrina, p. 1, 2017.

BAGNARA, I. C.; FENSTERSEIFER, P. E. Intervenção pedagógica em educação física escolar: um recorte da escola pública. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 316-330, 2016.

BALBINO, S. I.; URT, S. C. Prática pedagógica em educação física para a educação integral em tempo integral. Pensar a Prática, Goiânia, v. 21, n. 4, p. 775-85, 2018.

BARROSO, A. L. R.; DARIDO, S. C. O livro didático na educação física escolar: visão de professores e alunos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 3, p. 448-502, 2017.

BERTINI JUNIOR, N.; TASSONI, E. A Educação Física, o docente e a escola: concepções e práticas pedagógicas. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 27, n. 3, p. 467-483, 2013.

BOSCATTO, J. D.; DARIDO, S. C. A educação física no ensino médio integrado à educação profissional e tecnológica: percepções curriculares. Pensar a Prática, Goiânia, v. 20, n. 1, p. 99-111, 2017.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acessado em: 02 de março de 2021.

CARVALHO, C.; SALERNO, M.; SILVA, R.; ARAÚJO, P. Inclusão na educação física escolar: estudo da tríade acessibilidade-conteúdos-atitudes. Motrivivência, Florianópolis, v. 29, p. 144-61, 2017.

DAOLIO, J. Educação física escolar: em busca da pluralidade. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, Supl. 2, p. 40-2, 1996.

DARIDO, S.; GALVÃO, Z.; FERREIRA, L.; FIORIN, G. Educação física no ensino médio: reflexões e ações. Motriz, Rio Claro, v. 5, n. 2, p. 138-45, 1999.

FONSECA, J. M. C.; FRANCHINI, E.; DEL VECCHIO, F. B. Conhecimento declarativo de docentes sobre a prática de lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate nas aulas de educação física escolar em Pelotas - Rio Grande do Sul. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 2, p. 416 -34, 2013.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GRAMORELLI, L.; NEIRA, M. Dez anos de parâmetros curriculares nacionais: a prática da educação física na visão dos seus autores. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 107-26, 2009.

HEROLD JÚNIOR, C. Teorias pedagógicas da educação física no Brasil. Maringá: UniCesumar, 2018.

IMPOLCETTO, F.; DARIDO, S. C. Sistematização dos conteúdos do voleibol: possibilidades para a educação física escolar. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Brasília, v. 19, n. 2, p. 90-100, 2011.

JARDIM, N.; PIZANI, J.; TEIXEIRA, F.; BARBOSA-RINALDI, I. A educação física como componente curricular na educação infantil e nas séries iniciais do ensino fundamental. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 4, p. 1-14, 2014.

KLEINUBING, N.; SARAIVA, M. Educação Física escolar e dança: percepções de professores no ensino fundamental. Movimento, Porto Alegre, v. 15, n. 4, p. 193-214, 2009.

MACHADO, A. G.; PIRES, R. G. Identidade de gênero e suas implicações sobre a sexualidade na perspectiva de professores de educação física. Motrivivência, Florianópolis, v. 28, n. 48, p. 360-75, 2016.

MATOS, J.; SANTOS, W.; MELLO, A.; SCHNEIDER, O.; FERREIRA NETO, A. Conteúdos de ensino da educação física escolar: saberes compartilhados nas narrativas docentes. Revista da Educação Física, Maringá, v. 26, n. 2, p. 181-99, 2015.

MARTINS, A. B. R.; FREIRE, E. S. O envolvimento dos alunos nas aulas de educação física: um estudo de caso. Pensar a Prática, Goiânia, v. 16, n. 3, p. 619­955, 2013.

MIRANDA, A.; LARA, L.; BARBOSA-RINALDI, I. A Educação Física no ensino médio: saberes necessários sob a ótica docente. Motriz, Rio Claro, v.15 n.3 p. 621-30, 2009.

MOLINA, F. F; FREIRE, E. S; MIRANDA, M. L. J. A construção da autonomia nas aulas de Educação Física: aplicação e avaliação de uma proposta pedagógica. Pensar a Prática, Goiânia, v. 18, n. 3, p. 662-74, 2015.

MORAES e SILVA, M.; CÉSAR, M. R. A. As masculinidades produzidas nas aulas de educação física: percepções docentes. Motrivivência, Florianópolis, n. 39, p. 101-12, 2012.

OLIVEIRA, A. La educación física brasileira. Puntos débiles y fuertes de su sistema. In: Congreso Mundial del Deporte Escolar, Educación Física y Psicomotricidad, v. VI, 2016, Coruña. Anais... Coruña: Universidade da Coruña, p. 1-7, 2016.

OLIVEIRA, A. A. B.; LISBOA, G. A educação física no ensino noturno das escolas públicas de Maringá. Revista da Educação Física, Maringá, v. 11, n. 1, p. 157-65, 2000.

OLIVEIRA, A.; SILVA, S. Intervenções pedagógicas do professor em relação a conflitos percebidos entre os alunos durante as aulas de educação física. Journal oƒ Physical Education, Maringá, v. 29, e2950, p. 1-12, 2018.

OLIVEIRA, C.; SILVA, L.; MOLINA NETO, V. Arquitetura escolar e o ensino de educação física: relações (im)possíveis. Pensar a Prática, Goiânia, v. 14, n. 2, p. 1-10, 2011.

OLIVEIRA, M. A. T. Existe espaço para o ensino de educação física na escola básica? Pensar a Prática, Goiânia, v. 2, p. 119-135, 1999.

PAES, V.; SOUZA JÚNIOR, O. Relações pedagógicas entre educação física escolar e jogos olímpicos. Pensar a Prática, Goiânia, v. 17, n. 2, p. 443-55, 2014.

PEREIRA, A. S.; GOMES, D. P.; CARMO, K. T.; SILVA, E. V. M. Aplicação das leis 10.639/03 e 11.645/08 nas aulas de educação física: diagnóstico da rede municipal de Fortaleza/CE. Revista Brasileira Ciências do Esporte, Brasília, v. 41, n. 4, p. 412-8, 2018.

PERES, A. T.; RIBEIRO, D. M. D. B.; MARTINS JUNIOR, J. A dança escolar de 1ª a 4ª série na visão dos professores de educação física das escolas estaduais de Maringá. Revista da Educação Física, Maringá, v. 12, n. 1, p. 19-26, 2001.

PIRAGIBE, V.; FERRAZ, O. Formação continuada em educação física para professores de educação infantil: a técnica dos diários de aula. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 20, n. 4, p. 227-37, 2006.

RESENDE, H. G.; SOARES, A. J. G; MOURA, D. L. Caracterização dos modelos de estruturação das aulas de educação física. Motriz, Rio Claro, v. 15, n. 1, p. 37-49, 2009.

RETONDAR, M. J. As representações sociais do ato pedagógico dos professores de educação física que atuam no ensino fundamental no município do Rio de Janeiro. Motrivivência, Florianópolis, n. 32, p. 211-29, 2009.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2017.

ROSÁRIO, L. F. R.; DARIDO, S. C. A sistematização dos conteúdos da educação física na escola: a perspectiva dos professores experientes. Motriz, Rio Claro, v. 11 n. 3 p. 167-78, 2005.

ROMANOWSKI, J. P.; ENS, R. T. As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 6, n. 19, p. 37-50, 2006.

SEVERINO, C.; GONÇALVES, F.; DARIDO, S. A visão dos professores quanto ao processo de ensino e de aprendizagem do basquetebol nas aulas de Educação Física: a realidade de Volta Redonda/RJ. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 4, p. 1283-304, 2014.

SEVERINO, C. D.; GONÇALVES, F. J. M.; DARIDO, S. C. A prática do basquetebol por meninas nas aulas de educação física escolar no município de Volta Redonda: a visão dos professores. Motricidade, Ribeira de Pena, v. 11, n. 2, p. 36-47, 2015.

SANTOS, I.; MATTHIESEN, S. Orientação sexual e educação física: sobre a prática pedagógica do professor na escola. Revista da Educação Física, Maringá, v. 23, n. 2, p. 205-15, 2012.

SANTOS, M. A. G. N.; NISTA-PICCOLO, V. L. O esporte e o ensino médio: a visão dos professores de educação física da rede pública. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 25, n. 1, p. 65-78, 2011.

SANTOS, M. Escola, educação física e juventude: caminhos para a cidadania. Motrivivência, Florianópolis, v. 27, n. 46, p. 154-70, 2015.

SILVA, M. M.; CÉSAR, M. As masculinidades produzidas nas aulas de educação física: percepções docentes. Motrivivência, Florianópolis, n. 39, p. 101-12, 2012.

SILVA, L.; MOLINA NETO, V. Os sentidos da escola e da educação física para estudantes e docentes de uma rede púbica municipal. Movimento, Porto Alegre, v. 20, n. 3, p. 1139-58, 2014.

SILVA, S. A pesquisa qualitativa em educação física. Revista Paulista de Educação Física, São Paulo, v. 10, n. 1, p. 87-98, 1996.

SILVA JÚNIOR, A. P.; BRANDL, C. H. Articulações entre as diretrizes curriculares, os projetos pedagógicos e as práticas pedagógicas de professores de educação física. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 18, n. 1, p. 95-104, 2020.

TEIXEIRA, N. Metodologias de pesquisa em educação: possibilidades e adequações. Caderno Pedagógico, Lajeado, v. 12, n. 2, p. 7-17, 2015.

VARGAS, C. P. Avaliação na educação física escolar: tensões para além das epistemologias. Revista Brasileira de Educação Física e Esporte, São Paulo, v. 31, n. 4, p 819-34, 2017.

ZANETTE, M. Pesquisa qualitativa no contexto da educação no Brasil. Educar em Revista, Curitiba, n. 65, p. 149-66, 2017.

Downloads

Publicado

06.10.2021

Como Citar

FERNANDES, B. T.; ALVES, K. M.; ANVERSA, A. L. B.; SOUZA, V. de F. M. de; FLORES, P. P. Produção científica sobre Educação Física na perspectiva do professor da educação básica: um olhar a partir dos periódicos da área. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 19, n. 3, p. 157–165, 2021. DOI: 10.36453/cefe.2021.n3.27627. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/27627. Acesso em: 3 nov. 2024.

Edição

Seção

Dossiê Educação Física Escolar: desafios e possibilidades na atualidade