O conteúdo de lutas no ensino da educação física escolar: uma revisão sistemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.36453/cefe.2025.34188

Resumo

OBJETIVO: O objetivo deste estudo foi analisar as contribuições da produção científica nacional, publicada entre 1990 e 2022, acerca do conteúdo de ensino lutas na Educação Física escolar.
MÉTODOS: As buscam foram realizadas entre os meses de outubro e novembro de 2022 nas bases de dados Scopus, Scielo e Lilacs. Para análise dos dados foram utilizados descritores combinados com operadores booleanos nos idiomas português e inglês: (Lutas) OR (Artes marciais; martial arts) OR (Esportes de combate; combat sports) AND (Educação Física; Physical Education) AND (Ensino, teaching) AND (Escola). Além disso, foram empregados indicativos da análise de conteúdo para a categorização dos aspectos mais evidenciados.
RESULTADOS: Após a aplicação da triagem e critérios de elegibilidade, foram incluídos 14 artigos no estudo, os quais foram publicados entre o período de 2007 a 2021, estando concentrados, principalmente, no ano de 2015. A partir da análise de conteúdo dos estudos emergiram as seguintes categorias: “Propostas para o ensino das lutas”; “Barreiras para o ensino das lutas” e “Implicações para a formação dos alunos”.
CONCLUSÃO: Pode-se concluir que existe um debate profícuo sobre a temática das lutas na escola, com destaque para a ausência de direcionamentos didático-pedagógicos para o professor que pretende abordar esse conteúdo. Espera-se que esse estudo sirva de incentivo para que a comunidade científica brasileira desenvolva novas pesquisas sobre lutas no contexto escolar.

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Biografia do Autor

Rodrigo Silva da Cunha, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis

Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é docente na Educação Básica na rede privada de ensino de Florianópolis.

Marina Saldanha da Silva Athayde, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis

Licenciada e Mestra em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Doutoranda em Educação Física na Área Biodinâmica do Desempenho Humano pela Universidade Federal de Santa Catarina.

Daniele Detanico, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis

Doutora em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professora do Departamento de Educação Física do Centro de Desportos da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora permanente do Programa de Pós-graduação em Educação Física da UFSC.

Fabiane Castilho Teixeira Breschiliare, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Florianópolis

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Física Associado UEM/UEL. Participante de grupos de pesquisas que direcionam seus estudos à formação e à intervenção profissional.

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Publicado

22.05.2025

Como Citar

CUNHA, R. S. da; SALDANHA DA SILVA ATHAYDE, M. S. da S.; DETANICO, D.; BRESCHILIARE, F. C. T. O conteúdo de lutas no ensino da educação física escolar: uma revisão sistemática. Caderno de Educação Física e Esporte, Marechal Cândido Rondon, v. 23, p. e34188, 2025. DOI: 10.36453/cefe.2025.34188. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/34188. Acesso em: 24 maio. 2025.