O ESTADO E O DINAMISMO ECONÔMICO DO CENTRO NORTE BRASILEIRO

Autores/as

  • Thiago José Arruda de Oliveira Universidade Federal do Tocantins
Agencias de apoyo

Palabras clave:

Economia Regional, Difusão Espacial, Centro Norte Brasileiro.

Resumen

Este artigo analisa a capacidade do Centro Norte Brasileiro em continuar com o processo de difusão espacial, percurso iniciado na década de 1970 através de políticas estatais. Para tanto, utiliza-se do Quociente Locacional (QL) para observar as variações locacionais dos ramos econômicos nessa região entre 2000 e 2014. Os resultados apontam que no século XXI prosseguiu a difusão de novas atividades produtivas com destaque para a fabricação de alimentos, bebidas, produtos metálicos e o varejo. Dessa forma, o Estado teve importante participação ao criar um ambiente institucional que facilitou a entrada de capital externo na região. Uma vez instalados, os fatores de produção aglomeraram-se nos núcleos urbanos, especialmente Palmas-TO, Araguaína-TO, Marabá-PA e Imperatriz-MA, tornando-se centros que induziram a diversificação produtiva regional.

Biografía del autor/a

Thiago José Arruda de Oliveira, Universidade Federal do Tocantins

Graduado em ciências econômicas, mestre em desenvolvimento regional, ambos na Universidade Federal do Tocantins. Doutor em desenvolvimento regional e agronegócio e pós-doutorando em desenvolvimento regional na UFT. 

Publicado

18-12-2017

Cómo citar

OLIVEIRA, T. J. A. de. O ESTADO E O DINAMISMO ECONÔMICO DO CENTRO NORTE BRASILEIRO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 65–84, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/18618. Acesso em: 20 may. 2024.

Número

Sección

Ad