O ESTADO E O DINAMISMO ECONÔMICO DO CENTRO NORTE BRASILEIRO
Agências de fomento
Palavras-chave:
Economia Regional, Difusão Espacial, Centro Norte Brasileiro.Resumo
Este artigo analisa a capacidade do Centro Norte Brasileiro em continuar com o processo de difusão espacial, percurso iniciado na década de 1970 através de políticas estatais. Para tanto, utiliza-se do Quociente Locacional (QL) para observar as variações locacionais dos ramos econômicos nessa região entre 2000 e 2014. Os resultados apontam que no século XXI prosseguiu a difusão de novas atividades produtivas com destaque para a fabricação de alimentos, bebidas, produtos metálicos e o varejo. Dessa forma, o Estado teve importante participação ao criar um ambiente institucional que facilitou a entrada de capital externo na região. Uma vez instalados, os fatores de produção aglomeraram-se nos núcleos urbanos, especialmente Palmas-TO, Araguaína-TO, Marabá-PA e Imperatriz-MA, tornando-se centros que induziram a diversificação produtiva regional.Downloads
Publicado
18-12-2017
Como Citar
OLIVEIRA, T. J. A. de. O ESTADO E O DINAMISMO ECONÔMICO DO CENTRO NORTE BRASILEIRO. Ciências Sociais Aplicadas em Revista, [S. l.], v. 17, n. 33, p. 65–84, 2017. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/csaemrevista/article/view/18618. Acesso em: 3 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos de Administração, Ciências Contábeis e Direito (Interdisciplinar)
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.