A LEI DE ALIMENTOS GRAVÍDICOS E O ACESSO À JUSTIÇA
Palavras-chave:
Alimentos Gravídicos. Direitos da Personalidade. Acesso à JustiçaResumo
O presente artigo apresenta um estudo objetivo sobre a Lei de Alimentos Gravídicos (Lei n˚ 11.804/2008), destacando seus pontos controvertidos e pontuando os direitos tutelados, observando-os sempre à luz dos direitos da personalidade. Trata-se de uma pesquisa eminentemente bibliográfica, baseada, principalmente no método teórico. Também foram utilizados os métodos histórico, hipotético-dedutivo e dialético para melhor análise dos dados coletados. Com o estudo dos princípios basilares do Direito, principalmente o princípio da dignidade da pessoa humana, foram analisados os direitos de personalidade do nascituro em contrapartida com os direitos da personalidade do suposto pai, uma vez que na Lei de Alimentos Gravídicos, aqueles foram protegidos e os direitos deste, suprimidos. Concluiu-se, assim, que quando dois direitos de igual patamar estão em conflito, o que tiver maior relevância deve prevalecer; o direito à vida do nascituro. Deste modo, para protegê-lo, é essencial a concessão de alimentos ao ser ainda em formação, mesmo que, para isso, se tenha cercear outros direitos da personalidade, resguardados ao suposto pai.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.