INTER - RELAÇÃO ENTRE A PARÁBOLA DO SEMEADOR E A PROFISSÃO DE EDUCADOR
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v10i19.10114Palavras-chave:
Formação Continuada de Professores, Escolas em Tempo Integral, Prática Pedagógica.Resumo
O presente artigo apresenta resultados parciais de uma pesquisa que está sendo desenvolvida no Programa Mestrado Profissional em Educação da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, e realiza uma analogia entre a Parábola do Semeador e a Profissão de Educador. A referida parábola tem uma linguagem metafórica e foi escolhida para estabelecer uma relação com a formação docente realizada atualmente em nossas escolas. Pensando nos frutos que poderiam ser colhidos, optamos em pesquisar como se dá a organização da formação continuada dos professores de uma das Escolas em Tempo Integral da Rede Municipal de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, lócus da pesquisa. Traremos neste artigo uma parte do relato da experiência realizada nesta instituição, já que é considerado um modelo para formação continuada dos professores que nela atuam. A pesquisa encontra-se em andamento e neste artigo apresentaremos dados já coletados, como também relatos do percurso metodológico, cuja abordagem é qualitativa com relatos de histórias de vida, com a narrativa dos professores participantes das formações continuadas, buscando compreender a importância desta formação para o desenvolvimento das práticas pedagógicas destes profissionais. Está dividido em tópicos, iniciando com a caracterização da instituição e da formação continuada realizada, perpassando pela metodologia que está sendo utilizada na pesquisa, análise dos dados, reflexão acerca dos dados coletados até chegarmos à colheita. A formação continuada de professores das Escolas em Tempo Integral é imprescindível para melhoria da qualidade da prática pedagógica no processo de ensino dos alunos.
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