SOCIEDADE, ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS: ALGUMAS INTERPRETAÇÕES TEÓRICAS
DOI:
https://doi.org/10.17648/educare.v5i9.1131Palavras-chave:
concepções teóricas, Estado, sociedade, políticas sociais.Resumo
O objetivo principal deste trabalho está em apresentar as noções e relações de Estado, sociedade e políticas sociais para os autores Vicente Faleiros, Evaldo Vieira e José Paulo Netto. Trata-se de explicitar como tais autores entendem a relação entre as políticas sociais implementadas pelo Estado e suas implicações na esfera social. Diante destes objetivos, este trabalho parte da hipótese que, como tais autores são considerados de esquerda, utilizam-se da noção de classes sociais para melhor compreensão da sociedade, bem como da intervenção do Estado, através da criação e implementação de políticas públicas como aporte para manutenção do modo de produção capitalista. No que se refere à metodologia utilizada, esta pesquisa tem uma abordagem qualitativa e descritiva, o que permite a descrição de várias características pertencentes a variados fenômenos, possibilitando a observação, análise e correlação de fenômenos sem manipulá-los. Assim, verificou-se que tais autores utilizam a teoria marxista como modelo teórico para analisar as políticas sociais, bem como o papel do Estado na criação e implementação de tais políticas e a relação com a sociedade. Também verificou-se que suas divergências não ferem essencialmente a linha teórica adotada por eles e a ênfase que cada um elege quanto aos vários aspectos que envolvem a temática da política social, servem de somatória para as análises de tal objeto de estudo.Downloads
Publicado
16-04-2009
Como Citar
LOMBARDI, F. SOCIEDADE, ESTADO E POLÍTICAS SOCIAIS: ALGUMAS INTERPRETAÇÕES TEÓRICAS. Educere et Educare, [S. l.], v. 5, n. 9, 2009. DOI: 10.17648/educare.v5i9.1131. Disponível em: https://saber.unioeste.br/index.php/educereeteducare/article/view/1131. Acesso em: 19 abr. 2025.
Edição
Seção
Núcleo Temático: Políticas Sociais na América Latina
Licença
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3. Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).
Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional, o que permite compartilhar, copiar, distribuir, exibir, reproduzir, a totalidade ou partes desde que não tenha objetivo comercial e sejam citados os autores e a fonte.